AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

CADASTRE O SEU MELHOR E-MAIL↓↓

As aulas serão enviadas para o seu email

COMO PREGAR A PALAVRA DE DEUS COM AUTORIDADE

COMO PREGAR A PALAVRA DE DEUS COM AUTORIDADE

Neste artigo vou falar sobre autoridade na pregação da Palavra de Deus.
Se você já prega; se deseja pregar algum dia ou se apenas gostaria de saber se as mensagens que você anda ouvindo na internet ou na igreja são verdadeiramente bíblicas este artigo é imprescindível.

Neste post vou abordar 4 pontos acerca da autoridade na pregação:

  • Nos 3 primeiros, falo da importância da autoridade



1. O que realmente significa autoridade segundo a Bíblia?

2. Porque precisamos de autoridade para pregar a Palavra?
3. Os Profetas, Jesus e os Apóstolos pregavam com autoridade?

  • No último, falo sobre aspectos totalmente práticos

4. Como você também poderá pregar a Escritura com autoridade?

 

Fico muito feliz por você estar lendo este artigo, isso significa que você está em busca de crescimento.
Vivemos em uma geração que não dá mais valor para a leitura. Mas você, assim como eu, gosta de obter conhecimento, não é mesmo?
Por isso além deste post bastante completo sobre Como Pregar a Palavra de Deus com Autoridade, quero deixar para você também um link para baixar gratuitamente 375 Livros Digitais Cristãos, espero que goste 😉
 


Então vamos lá? 
Sem mais delongas, já vamos direto ao primeiro dos quatro pontos que listei acima. 

 

pregando com autoridade

 

1. ENTENDENDO O SENTIDO DA PALAVRA “AUTORIDADE”

 Eu praticamente cresci dentro da igreja. Eu pertencia há uma denominação pentecostal no bairro onde nasci e me lembro claramente de alguns irmãos que exclamavam uns para os outros:


“Como fulano prega com autoridade! Você viu?
Viu como ele bradou? Olhou sério para igreja…
apontou o dedo… fechou a sobrancelha e falou tudo o que Deus mandou…
e no final disse que Deus ia usar ele para revelar os pecados ocultos”


Bem… a palavra autoridade não tem a ver necessariamente com gritar, bradar, esbravejar, franzir a testa, fazer cara feia, muito menos ameaçar as pessoas com o olhar ou sair marchando na igreja enquanto se prega.


A Bíblia apresenta em vários textos este termo, veja alguns exemplos:

 

Gênesis 41:41
Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito.

 

Eclesiastes 8:4
Porque a palavra do rei tem autoridade suprema; e quem lhe dirá: Que fazes?

Mateus 9:8
Vendo isto, as multidões, possuídas de temor, glorificaram a Deus, que dera tal autoridade aos homens

Mateus 21:23
E, chegando ao templo, acercaram-se dele, estando já ensinando, os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo, dizendo: Com que autoridade fazes isto? e quem te deu tal autoridade?

A palavra traduzida como “autoridade“,  ou como “poder” no Novo Testamento tem o sentido de força, capacidade, domínio; não sendo diferente no Antigo Testamento.


Veja os texto acima que citei acima:


Gênesis 41:41 – Faraó fez José autoridade sobre a terra do Egito, ou seja, atribui poder a José no Egito.


Eclesiastes 8:4 fala do Rei como tendo “autoridade suprema“. O poder dos reis simbolizam o poder de Deus, que é o Único que realmente tem máxima autoridade sobre tudo e sobre todos.


Mateus 9:8 – As multidões entendem que Deus dá autoridade aos homens.


Mateus 21:23 – Os sacerdotes e anciãos questionam a autoridade de Jesus, ou seja, querem saber quem conferiu a ele o poder ou o direito para fazer tudo o que ele fazia.


Portanto, fica claro que biblicamente, autoridade é era algo como um direito, um poder, conquistado ou atribuído a alguém.

2. PORQUE PRECISAMOS DE AUTORIDADE PARA PREGAR A PALAVRA DE DEUS?

pregando com uncao
 

Agora que você sabe o que realmente significa autoridade na bíblia e até de forma geral, então pense comigo…


O Presidente da República é alguém comum, mas por ocasião de sua vitória nas eleições, é concedido a esta pessoa – até então comum – poder para governar.


Ninguém nasce juiz, mas um cidadão normal decide estudar. Faz faculdade de direito. Se sacrifica muito, dedica todo o seu tempo livre a atividades intelectuais. Presta concurso público e depois de conseguir a aprovação, recebe poder para julgar.


Imagine se alguém se auto proclama juiz; se alguém se declara o novo Presidente da República por sua própria conta e risco.
Esta pessoa não teria autenticidade para exercer a função.
Não seria respeitada pelas outras pessoas.
Certamente, seria visto como um doido. Suas palavras não seriam ouvidas. Suas ordens seriam desprezadas, sua liderança não seria eficaz e por fim cairia no absoluto descrédito.

Isso está diretamente ligado à forma como pregar a Palavra, pois não é possível proclamar o Evangelho sem autoridade, sem o poder concedido por Deus para fazê-lo. Quando isso acontece, o que vemos é a ação do próprio Satanás, o qual se vale dessas pessoas para fazer cumprir o seu grande propósito: enganar, distorcer a Escritura e fazer a mentira se parecer com a verdade.
Pregar sem autoridade é como você falar em nome de alguém que nunca te autorizou a fazê-lo.
 
Pregar a Palavra de Deus sem autoridade só pode conduzir a um destes três caminhos:


1. Uma Fraude Descoberta
O indivíduo é considerado como alguém insano, louco, caindo no descrédito da igreja.
Em muitos casos são tão excêntricos, distorcem tão grosseiramente a verdade que logo sua desqualificação para o ministério é percebida.
Quem não se lembra de um homem que há algum tempo no Brasil se declarou o próprio Cristo, dizendo que Jesus teria se encarnado nele.


2. Uma Mentira Bem Contada
Ter uma falsa autoridade com a qual se engana as pessoas é a característica de todo falso profeta.
Todos eles dizem falar em nome de Deus. É óbvio que ninguém se declara um enganador.
E as pessoas são ludibriadas porque estão sempre olhando para o tamanho de suas igrejas, seu número de seguidores no Instagram, suas “operações de curas e milagres“, sua oratória cativante e seu enorme carisma, através do qual arrastam multidões.
Lembremo-nos sempre: não se reconhece homens de Deus pelo carisma e sim pelo caráter.

3. Uma mensagem estéril

Como pregar a Bíblia é uma atividade que envolve a capacidade de se comunicar bem, qualquer pessoa que tenha uma boa oratória, como por exemplo, um advogado, um professor, um apresentador, um locutor,etc… mesmo não sendo convertido, pode se passar por um autêntico pregador do Bíblia, mas não produzirá frutos verdadeiros e permanentes.
Sua pregação será estéril. Por melhor que seja sua retórica, por mais engraçado que seja, por mais que emocione os ouvintes, jamais trará alimento as ovelhas, mas apenas entretenimento aos bodes.

 

 

3. OS PROFETAS, JESUS E OS APÓSTOLOS PREGAVAM COM AUTORIDADE?

doutrina dos apostolos

 

  • Os profetas pregavam a Palavra de Deus com autoridade:

Quando lemos o Antigo Testamento, vemos a figura marcante dos profetas.
Muitos deles eram ousados, falavam e faziam coisas que ninguém mais teria coragem de fazer.


Mas o que não poucos leitores da bíblia ainda não perceberam quando observam estas passagens é que eles não agiam assim porque eram cheios de si, cheios de vontade própria, não!
Os profetas tinham autoridade, ou seja, faziam em nome e por ordem de Deus e não segundo lhes dava na ideia.


Os profetas eram os pregadores do Antigo Testamento.
Deus os chamou, os capacitou e os autorizou a transmitir a sua mensagem. Profetizar, no Antigo Testamento, era como pregar, no Novo Testamento. Aliás profetizar no Novo Testamento também tem este sentido: pregar.


Eles não tinham autoridade para fazer absolutamente tudo o que quisessem, sua autoridade significava que haviam sido chamados por Deus para transmitir com fidelidade a sua Palavra, fazer conhecida a sua vontade.



  • Jesus pregava a Palavra de Deus com autoridade

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho… 

(Hebreus 1:1,2)
 
Quanto ao nosso redentor, então, o que dizer sobre a sua singular autoridade ao pregar a Palavra de Deus?


Ele não apenas estava capacitado para exercer o ministério – o que implica em autoridade.
Ele não apenas estava autorizado a transmitir a mensagem de Deus – o que implica em autoridade.
Mas Ele mesmo é a mensagem: sim! Jesus é tanto o mensageiro (pregador) como Ele é a própria mensagem a ser pregada (a Palavra).


Jesus é o conteúdo da mensagem de todo pregador eficaz.


De acordo com o Evangelho de João, Jesus é o verbo, ou seja, Ele é a própria Palavra de Deus (João 1:1)


Talvez você pense: “Mas não é a bíblia  a Palavra de Deus”?


Sim! A bíblia é a Palavra Escrita de Deus, Jesus é a Palavra Viva!


Pregar a Bíblia com autoridade é pregar a Jesus. É isto que os profetas faziam.


E se você está se questionando: “mas Jesus ainda não havia se manifestado em carne no Antigo Testamento”


Pois é, embora Jesus vá se manifesta em forma humana apenas no Novo Testamento, no Antigo Testamento já havia a esperança de um Messias vindouro. O profeta Isaías por exemplo – em função de suas muitas profecias com relação a Cristo – é considerado o profeta messiânico.



  • Os Apóstolos pregavam a palavra de Deus com autoridade:

Sabe porque os Apóstolos tinham autoridade em sua pregação?
Porque além de serem separados pelo próprio Cristo para representá-lo e propagar o seu Evangelho, eles não apenas pregavam, mas pregavam com fidelidade, sem distorcer a mensagem. Por isso tinha autoridade: pela forma “como” pregavam a Palavra de Deus ( pregavam fielmente) e pelo “o que” pregavam.

O que pregavam?
Pregavam a Cristo!
Proclamavam a plenos pulmões que Ele é o Cristo de Deus. O Messias do qual os profetas falaram desde os tempos antigos.
Esta é a forma como se prega a palavra de Deus com autoridade.


Veja o sermão de Pedro no Pentecostes.
Abaixo você terá acesso ao esboço expositivo completo da pregação do Pastor Pedro (risos)


Atos 2:14-36

14. Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
15. Pois estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto que é apenas a terceira hora do dia.
16. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
17. E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
18. e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
19. E mostrarei prodígios em cima no céu; e sinais embaixo na terra, sangue, fogo e vapor de fumaça.
20. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor.
21. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
22. Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
23. a este, que foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, vós matastes, crucificando-o pelas mãos de iníquos;
24. ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, pois não era possível que fosse retido por ela.
25. Porque dele fala Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja abalado;
26. por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e além disso a minha carne há de repousar em esperança;
27. pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;
28.fizeste-me conhecer os caminhos da vida; encher-me-ás de alegria na tua presença.
29. Irmãos, seja-me permitido dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.
30. Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que faria sentar sobre o seu trono um dos seus descendentes,
31. prevendo isto, Davi falou da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção.
32. Ora, a este Jesus, Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas.
33. De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
34. Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio declara: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,
35. até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.
36. Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.

 

4. COMO VOCÊ TAMBÉM PODERÁ PREGAR A PALAVRA DE DEUS COM AUTORIDADE?

homiletica

 

Separei este tópico para falar apenas de aspectos práticos que irão te ajudar bastante a aplicar tudo o que falei até aqui.
Também quero te apresentar 2 coisas que vão te ajudar bastante
A primeira são alguns esboços de mensagens expositivas que selecionei aqui no Site Matérias de Teologia para você.
A segunda é um vídeo que gravei de aproximadamente 10 minutos sobre como pregar a Palavra de Deus:



Existe uma  espécie de “autoridade suprema“.
Somente Deus a tem. Ele possui toda autoridade.
Deus não precisa de receber autoridade de alguém, ele a tem por si só, por causa do que ele é: Ele é Deus.


Existem algo que poderíamos chamar de “autoridade concedida“.
E de certa forma toda autoridade genuína é concedida por Deus.
O poder dos grandes reis, presidentes, governadores, etc. todos são estabelecidos por Deus (Rm 13:1)


Aos crentes também Deus concede, autoridade, veja:


R.C.Sproul afirma:

Àqueles que receberam a Cristo, Deus ‘deu-lhes o poder [a autoridade, o privilégio] de serem feitos filhos de Deus (João 1:12). Somente então é que Deus chama os homens de ‘filhos’. A palavra grega ‘exousia’ traduzida por ‘direito de tornarem-se’ denota a liberdade de agir e a autoridade por essa ação.

 



Livro Discípulos Hoje – Ed. Cultura Cristã – p. 95


Esse comentário do grande teólogo, citado acima, Doutor Robert Sproul, nos permite observar algo muito importante.
É o primeiro ponto que eu desejo listar aqui para responder a questão: como pregar a Palavra de Deus com autoridade?

 

1. Seja Crente

Parece óbvio, mas este é um princípio básico da autoridade na pregação: para se pregar o Evangelho e ter autoridade é indispensável que o pregador seja convertido, regenerado, nascido de novo, filho de Deus, nascido do alto, nascido do Espírito (João 3).

Todo crente tem esta autoridade.
Recebemos o poder, a autoridade, o privilégio de sermos feitos filhos de Deus.
Só os salvos são filhos de Deus. Quem nunca experimentou o poder do Evangelho de ser feito uma nova criatura, não está autorizado por Deus a pregar o Evangelho. Não se pode falar de algo que não se experimentou.

Muitos se encantam quando veem artistas ímpios cantarem louvores evangélicos, falarem de Jesus…
Mas não adianta ser simpático a Jesus, se emocionar com louvores gospel, gostar dos evangélicos e viver uma vida que Deus reprova.


Jesus não chamou ninguém apenas para pregar, mas sem o compromisso de viver de forma semelhante a Ele.   


Em se tratando de pregar o Evangelho, não serve a famosa frase:
“faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.


O pregador precisa ser íntegro. Necessita viver o que prega e pregar o que vive.
Necessita saber que a pregação mais eloquente que podemos fazer não é em cima do púlpito, mas é com o testemunho da vida.
Nosso testemunho fala mais alto do que nossas Palavras.
As pessoas não leem a bíblia, elas leem a nossa vida e por isso nosso viver precisa ser irrepreensível.

2. Seja reconhecido pela igreja como fiel pregador da palavra de Deus
Já vi muitos pregadores distribuírem seus cartões de visita cheios de pompa:


“poderoso pregador avivalista eloquente e conferencista internacional dos quatro continentes da terra.. fulano de tal”

Como pregar a Palavra de Deus para estes indivíduos é apenas uma forma de autopromoção, frequentemente estão negociando agendas, implorando oportunidades para se mostrar, gabando-se, falando bem de si mesmo. Tentando marcar viagens para o exterior, mas raramente são vistos na sua própria congregação. As vezes nem mesmo são conhecidos lá.


Isso não significa que você não possa pregar fora, mas comece pregando para a sua igreja.
Pregar na própria igreja sempre é um desafio maior por 3 motivos:


Primeiro, porque as pessoas te conhecem:

não dá para passar uma impressão diferente daquilo que realmente você é. Não dá para parecer mais espiritual, mais santo, mais ungido;

Segundo, porque você conhece as pessoas:

sabe das suas falhas e não deve usar o púlpito para mandar indiretas, mas para pregar o Evangelho. Se você prega o Evangelho puro e simples, neste caso, se alguém se ofender não se ofendeu contigo, mas com a própria Bíblia.



Terceiro, porque você já pregou a sua melhor mensagem:

quando você prega fora pode usar a sua melhor mensagem, aquela mais elaborada, aquela que mais flui… mas na própria congregação, você precisa estar sempre se renovando, estudando muito para não se tornar repetitivo e trazer novas aplicações, ilustrações, abordagens e temas.


Pregue para 5 pessoas, se for o caso. Não se preocupe em se aparecer.


Prepare sempre o melhor conteúdo com o intuito de instruir, exortar e confortar os seus irmãos. Ame-os de todo o coração.


Pregar para os irmãos de sua igreja deve ser visto como pregar a Palavra de Deus para as pessoas mais importantes de todo o mundo, pois foram elas que Deus colocou diante de você para ouvir o Evangelho naquele momento.


Leve-os a se encantarem com o Evangelho, a aumentarem o seu amor por Cristo, a se apaixonarem pela Escritura. Mas para isso, você mesmo precisa ser fascinado pela Palavra de Deus. Amá-la mais do que tudo nessa vida.

Paulo, Pedro, Apolo e todos os demais pregadores do primeiro século eram reconhecidos pela igreja primitiva com fiéis pregadores do
Evangelho
. Homens que conheciam perfeitamente a Escritura Sagrada e por isso estavam prontos para instruir a igreja de Cristo.



Se você realmente foi chamado por Deus para o ministério da pregação e fizer isso que disse acima, a igreja vai reconhecer você como um verdadeiro pregador do Evangelho
Como pregar a Palavra de Deus sem este reconhecimento?
Não há como!! Essa é uma das principais evidências que você foi chamado para pregar o Evangelho. Sem isso é impossível pregar a Palavra com autoridade.

3. Tenha uma vida ativa de oração

Não é raro vermos profissionais do púlpito. Pessoas com um ótima retórica, uma oratória extremamente convincente – a oratória, a retórica, a eloquência tem considerável importância, mas não é tudo que você precisa para pregar a palavra de Deus com autoridade


Os profissionais do púlpito, os animadores de auditório, os promotores de auto-ajuda amam falar no microfone, mas não se dedicam a oração. Podem saber orar em público como verdadeiros gigantes, mas no secreto são como anões na oração. Não se desenvolveram. São franzinos na fé.
Na pregação falamos “de” Deus, mas na oração falamos “com” Deus.


Quem não se  coloca de joelhos diante de Deus, não está pronto para se colocar de pé diante dos homens.


A oração nos fará fervorosos.


Quer saber como pregar a Palavra de Deus com unção? Ore!
Seu sonho é pregar a Palavra com sabedoria, ousadia, e graça? Então, ore, ore e ore mais!


O fervor, o poder, a graça e a unção de Deus não se encontram na altura nem no timbre de voz grave do pregador, mas são derramados sobre a sua vida, à medida que ele se aprofunda na prática diária da oração.


Como a pregação da Escritura é um ministério que é sustentado pela oração, quando o pregador não ora, seu sermão torna-se glacial.


Pregadores frios não são aqueles que pregam devagar, falam baixo, e se movimentam pouco no púlpito, não!! 
Pregador frio é aquele que não ama a Deus a ponto de gastar tempo com Ele em oração.
Seus sermões serão frios e não tocarão ninguém, porque nem ele próprio foi tocado pelo que disse.


É muito pertinente a colocação de E. M. Bounds
“Homens mortos tiram de si sermões mortos e sermões mortos matam”

Homens mortos tiram de si sermões mortos e sermões mortos matam.A pregação mais penetrante e forte do pregador deveria ser feita a si mesmo.Sua obra mais difícil, delicada, laboriosa e radical deve ser consigo.Os pregadores não são produtores de sermões, mas formadores de homens e santos, e só quem fez de si mesmo um homem e um santo está bem instruído para essa obra.Não é de grandes talentos, de grandes estudos ou de grandes pregadores que Deus necessita, mas de homens grandes em santidade, grandes em fé, grandes em amor, grandes em fidelidade, grandes para Deus:homens que pregam por meio de sermões santos no púlpito e por meio de vidas santas fora do púlpito. Esses podem moldar uma geração para Deus.O sermão real é feito no recinto secreto. O homem — o homem de Deus — é formado no recinto secretoSua vida e suas mais profundas convicções nascem da sua comunhão secreta com DeusSuas mensagens mais ricas e doces são alcançadas quando está a sós com Deus. A oração faz o homem; a oração faz o pregadora oração faz o pastor.

 



E. M. Bounds – O poder através da oração, São Paulo, Batista Regular, 1997, p. 5-9.


Veja o que disseram alguns dos maiores pregadores do mundo e entenda como pregar a Bíblia com paixão é essencial


Martyn Lloid-Jones, grande expoente da Teologia Reformada, exímio pregador do Século 20, disse:

 

O sermão é lógica em fogo, que deve vir de um homem que está inflamado pelo poder do Espírito Santo.

 



John Wesley, famoso pregador do Século 18, certa feita afirmou:

Ponha fogo no seu sermão ou ponha o seu sermão no fogo.

 



Jonathan Edwards, conhecido por seu famoso sermão: Pecadores nas Mãos de um Deus Irado, assim se expressou:

O pregador precisa ter luz na mente e fogo no coração.

 



Tendo falado sobre a importância de se ter fervor (fogo no coração), vamos observar também a necessidade de se ter conhecimento (luz na mente).
Este é o 4º ponto necessário para se Pregar a Palavra de Deus com Autoridade:

4. Não tenha preguiça de estudar:

Sei que pode parecer duro o que digo, mas isso é um fato:

 
muitos pregadores, pastores, professores de Escola Bíblica Dominical tem um conhecimento bíblico extremamente superficial porque têm preguiça de estudarNada pode ser mais contraditório. 
 
Todo pastor deve ter um conhecimento profundo da Palavra de Deus.
Todo pregador precisa conhecer solidamente a Escritura.
Todos os que pregam e ensinam a Bíblia necessitam gastar tempo com ela e os livros que sobre ela ensinam.
 

O chamado para o ensino exige que você se afadigue na Palavra (1 Tm 5:17) .
Estudar a bíblia é um trabalho, às vezes árduo, mas a recompensa dos que o fazem é gloriosa.


É como saber que em algum lugar tem um baú de ouro enterrado. Cavar até encontrá-lo não será fácil, exige esforço, produz cansaço, requer suor. Mas cada minuto debaixo do sol escaldante, valerá a pena depois.


Infelizmente há quem associe o estudo bíblico e teológico como coisa de quem não tem o que fazer. 
Já cheguei a ouvir: “ao invés de ficar estudando, vai evangelizar“. Como se estudar a Palavra de Deus fosse menos importante do que pregá-la. Como podemos transmiti-la com fidelidade se não a conhecermos com profundidade?


Todo cristão deve se envolver urgentemente com este incomparável trabalho: estudar a Escritura.


Certo pastor morava em frente à sua igreja e constantemente os irmãos daquela congregação passavam por ali e quando o viam capinando ao redor da sua casa e dizia:

“Oh pastor, o senhor está trabalhando?”
Ele respondia: “não, eu estou descansado.”
Alguém o via na varanda de sua casa, sentado na rede, lendo a bíblia e indagava: “Oh pastor, o senhor está descansado?”
Ao que o pastor dizia: “não, eu estou trabalhando.”


Para este pastor capinar era uma forma de se exercitar o corpo e descansar a mente; estudar a Palavra de Deus e preparar sermões era um trabalho sério e de grande importância.


Você pode orar 24 horas por dia, mas se não estudar a Palavra de Deus, sua mensagem não terá autoridade.
O púlpito não é brincadeira. As pessoas podem receber vida o saírem mortas em função do que ouvem.


O estudo teológico é necessário para não se pregar heresias, doutrinas de homens.


O maior instrumento de Satanás é um pregador herege no púlpito.
O conhecimento da Palavra de Deus não vai cair do alto.
Não vai vir de madrugada, enquanto se dorme. Nem mesmo se você for ao monte e fizer uma campanha de 1 mês de oração.
Você só poderá ser um obreiro aprovado que maneja bem a Palavra da Verdade se a estudar. (2 Timóteo 2:15)


Aqueles que negligenciam o estudo teológico não só correm o risco de difundir ensinos errados para a igreja, como também não terão autoridade na pregação da Palavra, pois pregar com autoridade requer que se observe as 5 primeiras letras desta palavra: “[autor]idade”.


Tanto “autor” quanto “autoridade” se originam do Latim “Auctus”

 

Além da relação etimológica, ou seja são termos que têm a mesma origem, há uma profunda relação entre: pregar com autoridade e a autoria da bíblia.


Que relação seria esta?


Pregar com autoridade quer dizer pregar conforme o autor.


O autor da Bíblia é Deus e sua mensagem é muito clara nas Escrituras. Quando o pregador escolhe uma passagem para pregar e não busca entender o sentido deste trecho da Escritura…


Quando o pregador ignora o que Deus realmente desejava dizer ali naquele texto…


e começa a emitir a sua própria opinião, cria teorias, dá lugar à imaginação, sua mensagem não tem autoridade.


Quer saber como pregar a Palavra de Deus com o máximo de autoridade possível? Vou te dizer:


Estude profundamente a bíblia e transmita a sua mensagem com toda a fidelidade, sem desviar uma vírgula. Deste modo não tenha dúvida, você estará cheio de autoridade!

Bem… se você quer adquirir mais conhecimento da Palavra de Deus, existe um ótimo Curso de Teologia a Distância que vai te auxiliar muito ↓

 Se você quer aprender o passo a passo de como preparar uma pregação sem complicação, além de saber tudo sobre como se comportar no púlpito, então confira abaixo ↓

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Deus seja louvado e magnânimo em todo tempo e em toda vida, muito rico o conteúdo, gostaria muito de fazer os dois cursos, o de pregação e o teológico.
    Que Deus continue abençoando e lhe concedendo graças, continue usando o talento especial que Deus lhe concedeu irmão Helbert Souza