CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

FUNDO

SAIBA PORQUE VOCÊ DEVE ESTUDAR TEOLOGIA

PORQUE ESTUDAR TEOLOGIA?

curso teologico

Muitas pessoas questionam porque estudar teologia. A resposta é que existem inúmeros motivos que tornam de vital importância o estudo teológico.

Com intuito de ajudar você nesta reflexão e motivá-lo, quero falar sobre 3 razões para estudar a Palavra de Deus de forma sistemática e começar ainda hoje esta maravilhosa e deleitosa tarefa.

Aliás, temos um Curso Gratuito de Teologia Sistemática aqui no MT.

Também indico um Curso Online de Teologia Bíblica, por um valor muito acessível, que vai ajudar você a entender melhor a Palavra de Deus.

Então vamos lá, porque você deveria estudar teologia??

1º - Porque todos são teólogos

A primeira razão porque estudar teologia é que existe um mito que diz:


"teologia não se aplica na pratica, que é só para pastores, missionários, teólogos, mas na vida diária agente vive só o amor e a graça de Deus..." 

Nenhum pensamento pode ser mais equivocado do que este, pois vida cristã é teologia posta em prática. A nossa fé (nossa teologia), guia a nossa vida, se temos uma teologia sadia, nossa vida também será.

Bom... essa é uma verdade sobre a qual raramente refletimos, mas a realidade é que, de certa forma, todas as pessoas fazem teologia. Todos nós somos teólogos, no sentido de que todos nós temos um conceito acerca de Deus, certo ou errado, mas o temos.

Podemos ser bons ou maus teólogos, mas o somos.


Até o ateu tem a sua teologia, ou seja, tem um conceito acerca de Deus: acredita que Deus não existe. Essa é a sua teologia;
 

O panteísta tem a sua teologia: "tudo é deus".

O agnóstico tem a sua teologia: "deus não é cognoscível (não pode ser conhecido), não sendo possível saber sobre a Sua existência ou Sua inexistência".
 

O deísta tem a sua teologia: "deus é transcendente, mas não é imanente: não se relaciona com a criação."

O teísta tem a sua teologia, que pode ser:  monoteísta (um deus), 

politeísta (vários deuses) ou henoteísta (um deus maior e mais poderoso que os outros, como na mitologia grega).

Todo cristão é um teólogo porque o tempo todo ele vai estar falando de Deus ou com Deus.
 

Ao orar: fala com Deus; ao pregar: fala de Deus; ao cantar: fala de Deus (porque o louvor deve ser uma pregação cantada); ao viver a vida cristã: também fala de Deus (porque a nossa vida é a pregação mais eloquente que podemos fazer).

Já que o ímpio não tem o hábito de ler a Bíblia para conhecer a Deus, ele vai ler você, as suas atitudes e a sua vida.

2º - Por causa dos tempos em que vivemos

O segundo motivo porque estudar teologia é que vivemos numa época difícil, marcada pelo relativismo.

Uma das principais características da pós-modernidade é a pluralização, ou seja, um mundo plural não tem uma verdade absoluta: cada um tem a sua própria ideia; sua própria crença, sua própria religião, seu próprio Deus.

O estudo teológico é importante para reforçar a nossa fé. Para fixar em nossa mente e tornar mais clara a verdade de Deus, em meio a tantos bombardeios ideológicos, que sofremos neste mundo em que vivemos.

Rm 12:2 (NVI) "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
 

Amoldar é ganhar o molde, obter o mesmo formato, entrar na fôrma.

O mundo não se cansa de tentar nos enquadrar na sua fôrma.

Quando nossa mente é influenciada pelo mundo, ela sofre deformação
Quando nossa mente é influenciada por Deus, ela sofre transformação.

Há uma grande batalha que se trava no campo das ideias, no campo da mente, uma grande guerra ideológica.

E nessa guerra, a verdade de Deus é constantemente atacada, de diversas maneiras: em músicas, na televisão, na política, no humor, nas escolas, em movimentos de ativistas, nas faculdades, dentre tantos outros.

Um exemplo, é que muitos professores, em especial da área das ciências humanas, doutrinam seus alunos (que são nossos filhos, irmãos, os membros de nossa igreja, nossos irmãos em Cristo), ou talvez você mesmo, em uma faculdade, vai ser influenciado e doutrinado em uma cosmovisão, que você não percebe, mas é completamente anti-cristã e pluralista.

Então precisamos conhecer bem a nossa fé, ter um conhecimento sólido da Palavra de Deus, de seus ensinamentos, aprofundar a nossa consciência no Evangelho.

3º- Por causa da heresias

A terceira causa porque devemos estudar teologia é para estarmos preparados contra os ensinos heréticos.

Para quem não sabe, heresia é um ensino errado, contrário à Palavra de Deus, que muitas das vezes porém, vai usar versículos, vai parecer ter base bíblica, mas na verdade, ela distorce a bíblia e engana muita gente...

Por isso, estudar teologia é crucial para identificar e combater as heresias, que frequentemente dão as caras em nosso meio.
 

Não se estuda para ser um mero crítico, um fiscal do culto, alguém que só fique apontando os erros, sem fazer nada significativo no reino de Deus. Não!

Mas nós precisamos aprender a fazer distinção entre o que é bíblico e o que não é para que ao fazer a escolha, por exemplo, do louvor, esta canção seja adequada; para sabermos a quem podemos ou não confiar o púlpito da nossa congregação; o ensino, a pregação...

Hoje pela internet é possível ouvir muitas mensagens, de pastores famosos, inclusive. Mas qual o seu parâmetro para saber se a mensagem que se prega; se os louvores que se cantam são realmente adequados?

Muitas vezes através de um louvor ou mesmo em pregações, em livros, em ensinamentos , pensamentos não bíblicos são passados e recebidos de forma passiva pelo cristão. Precisamos ser como os crentes de Bereia, que examinavam tudo o que Paulo falava (e olha que era o Apostolo Paulo que estava falando), eles examinavam para ver se estava de acordo com a Escritura.

Existem heresias gritantes, mas a maioria é sutil. Se por exemplo um pregador dissesse que todos os discípulos só tinham uma perna, a maioria dos ouvintes logo pensaria: "isso é um absurdo, a bíblia em momento alguma fala isso" mas se, em um culto, um pregador assegurasse que Deus vai realizar o pedido de todas as pessoas que estão ali, naquela noite, poucas pessoas o questionariam. Afinal de contas, isso parece algo bom, todos querem ter seus sonhos realizados.

Mas o estudo teológico nos faz perceber que a vontade de Deus está acima da nossa e que nem sempre o que Deus fala em Sua Palavra é o que nós desejamos ouvir...

Nos faz entender que Ele é soberano, faz o que Ele quer e não o que nós queremos.

Faz entender que Deus não se compromete com a Palavra do pregador, mas com a Sua própria Palavra.

0 comentários :

Postar um comentário

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA

Soli Deo Gloria