Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo Esta é a sétima aula de nosso Curso de Teologia Sistemática. Nesta videoaul...

CURSO DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA - AULA 7

Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo


Esta é a sétima aula de nosso Curso de Teologia Sistemática.Nesta videoaula nosso aluno Online aprenderá a forma adequada de se estudar Teologia




Na aula 7, o estudante de Teologia aprenderá: 

- 5 pontos indispensáveis para todo e qualquer estudante de teologia, questões que devem, necessariamente, ser levadas em conta durante seu estudo. Na aula 8, serão apresentado mais 5 pontos.

Não deve se esquecer de:

1. Dar seu "joinha" no Youtube

2. Fazer seu resumo

3. Responder a pelo menos 3 das 10 questões no espaço destinado a comentários.

Clique aqui para assistir ao vídeo na íntegra.


EXERCÍCIOS | AULA 7:

(*Responda a pelo menos 3 questões)



1. Cite 3 formas pelas quais devemos estudar teologia.

2. Qual a importância da oração para o estudante de teologia?

3. Quanto à humildade, qual o risco no qual o estudante incorre?

4. Explique sobre a importância da razão no estudo teológico.

5. Qual a diferença entre "racionalidade" e "racionalismo"?

6. O que é razão intuitiva e razão apreensiva?

7. O que significa dizer que devemos estudar teologia com a ajuda dos outros?

8. O que significa estudar contando com a ajuda dos mestres/doutores? Qual passagem bíblica menciona isso?

9. O 5º ponto sobre como estudar teologia: "compilar e entender as passagens bíblicas sobre o assunto estudado", pode ser feito de que forma?

10. De que forma o 5º modo pelo qual devemos estudar pode nos beneficiar? 



*Você deve responder no espaço destinado a comentários. 
Estas questões são um meio para você fixar o seu conhecimento e registrar a sua presença.O ideal é que o aluno responda a todas, mas é obrigatório responder a pelo menos 3 questões das 10 listadas.

6 comentários:

  1. resposta 01: primeiro em oração,humildade,e depois com a razão
    resposta 05:o racionalismo é crer que a razao humana é a mais elevada das autoridades,a racionalidadeé o processo de abordar problema de forma corresponder ao bom senso.
    resposta 06: Razão intuitiva é aquela que nos traz ideias basicas tais como; espaço,tempo,causa,substancia,direito, sao condições para todo o conhecimento que vem em seguida.
    razão apreensiva é aquela que recebe os fatos apresentados.
    resposta 09: 1º procurar na bíblia os versículos que se relacionam com aquele assunto que esta sendo abordado,2º ler os versículos separados anteriormente, 3º fazer anotações e resumo sobre os principais pontos.

    ResponderExcluir
  2. 1 - DEVEMOS ESTUDAR TEOLOGIA EM ORAÇÃO. DEVEMOS ESTUDAR TEOLOGIA COM HUMILDADE, DEVEMOS ESTUDAR TEOLOGIA FAZENDO USO DE NOSSA RAZÃO.
    2 - SALMOS 119.18 "DESVENDA OS MEUS OLHOS PARA QUE VEJA AS MARAVILHAS DA TUA LEI". NÃO É POSSÍVEL QUE SE TENHA UMA BOA TEOLOGIA SEM UMA VIDA DE ORAÇÃO.
    3 - INCORRE EM UM SENTIMENTO DE SUPERIORIDADE, QUERENDO DEPRECIAR OS IRMÃOS.

    ResponderExcluir
  3. 1-Em oração constante, com humildade do ser,E usando de racionalidade.2-Orar para que DEUS abra o entendimento e nos livre da soberba,"Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei,Sl:119.18. 10-Compilando e entendendo as passagens biblicas,através de ferramentas de estudos teológicos,lendo os versiculos que se relaciona com o assunto e fazendo resumos dos tópicos referentes.

    ResponderExcluir
  4. 1- Devemos estudar teologia em Oração, com Humildade, com Razão, com ajuda de Mestres ou estudante de teologia.
    2- A importância da oração no estudo da teologia se faz pois é um estudo sobre Deus e Ele é quem nos revela, nos instrui e abre nosso entendimento com amor, intimidade e aproximação do estudante com o Seu Senhor.
    5- Racionalidade é o processo de abordar o problema de fora a corresponder ao bom censo e racionalismo é crê que a razão humana é a mais elevada da autoridade

    ResponderExcluir
  5. 1. Cite 3 formas pelas quais devemos estudar teologia.
    Devemos estudar Teologia em oração com com humildade e também fazer uso da razão.

    2. Qual a importância da oração para o estudante de teologia?
    Não é possível ter uma boa teologia sem uma vida de oração precisamos ter uma vida de oração para estudar Teologia porque aa oração abre os nossos olhos. Como disse o salmista no Salmos 119.18 ele nos ensina que sem a ajuda de Deus não conseguiremos ter uma compreensão mais profunda sobre Deus , assim reconhecendo a nossa necessidade da ajuda do próprio Deus .

    5. Qual a diferença entre "racionalidade" e "racionalismo"?
    Racionalidade é é o processo de abordar o problema de forma a corresponder ao bom senso.
    Racionalismo é crer que a razão humana é a mais elevada das autoridades.

    ResponderExcluir
  6. Aula de Nº 7-R-Nº 1- Devemos estudar teologia em oração,com humildade, em com a razão, e com há ajude de outros já formados em teologia.R-Nº 2-A importância da oração se faz o estudos é sobre a pessoa de Deus,transcendente, pois há oração contamos com a ajuda do Espirito Santo, que nos capacita com conhecimento e sabedoria,Sl 119: 18. R- Nº 3- Ocorre num, risco de se achar superior aos outros por estudar teologia e os outros não,depreciando os outros irmãos. R- Nº 4- Primeiramente para compreensão das escrituras, e aprender de forma cientifica e sistemático a fé cristã, podendo explicar as razões do se crê, I Pe 3: 15 e explicar melhor relatos Bíblicos.R- Nº 5- Racionalidade é o processo de abordar o problema de forma a corresponder ao bom senso, Racionalismo é crer que a razão humana é a mais elevada das autoridades.R- Nº 6- Intuitiva é quela que nos traz ideias tais como, espaço,tempo,causa, substância,direito, são condições para todo o conhecimento que vem em seguida. R- Nº 9- Procurar na Bíblia o versículos que se esta relacionam com aquile assunto que esta sendo estudado,2º ler os versículos anteriormente,3º- Fazer anotações e resumo sobre os principais pontos ou tópicos.

    ResponderExcluir

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA