Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo Esta é a quarta aula de nosso Curso de Teologia Sistemática. Nesta videoaula noss...

CURSO DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA - AULA 4

Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo
CURSO DE TEOLOGIA GRATIS


Esta é a quarta aula de nosso Curso de Teologia Sistemática.Nesta videoaula nosso aluno Online estudará mais 3 dos 6 Pressupostos Teológicos, os outros 3 foram apresentados na aula 3, clique aqui, se ainda não assistiu.




Na aula 4, o estudante de Teologia aprenderá:

Mais  3 pressupostos importantíssimos em seus estudos



Não deve se esquecer de:

1. Dar seu "joinha" no Youtube

2. Fazer seu resumo

3. Responder a pelo menos 3 das 10 questões no espaço destinado a comentários.

Clique aqui para assistir ao vídeo na íntegra.


EXERCÍCIOS | AULA 4:

(*Responda a pelo menos 3 questões)



1. O que significa o termo cognoscibilidade e que sentido tem quando o atribuímos a revelação?


2. Como podemos quão desanuviada é a revelação em Cristo e na Bíblia?


3. O que quer dizer o pressuposto da limitação humana?


4. "Ninguém explicada Deus". Esta frase se relaciona com qual pressuposto Teológico? Por ser vaga, torna-se ambígua, quais os sentidos ela pode assumir? Explique-os.


5. Deus pode ser explicado.


6. Qual a frase de João Calvino traz a ideia de que somos limitados pela própria revelação?


7. Em que sentindo podemos dizer que o sexto e o quinto pressupostos se relacionam?


8. O que significa dizer que a Teologia parte do pressuposto de que seu estudante precisa ser capacitado espiritualmente?


9. O que acontecerá com o estudante que se arriscar em seu labor  teológica sem ser capacitado por Deus?


10. Por que figura o salmista mostra a sua necessidade de ser capacitado por Deus para entender a sua Revelação?


*Você deve responder no espaço destinado a comentários. 
Estas questões são um meio para você fixar o seu conhecimento e registrar a sua presença.O ideal é que o aluno responda a todas, mas é obrigatório responder a pelo menos 3 questões das 10 listadas.

13 comentários:

  1. 1 - COGNOSCÍVEL É ALGO QUE SE PODE ENTENDER. ESTE PRESSUPOSTO QUER DIZER QUE A REVELAÇÃO DE DEUS SOBRE SI É CLARA.
    2 - DEUS NÃO FALOU EM UMA LINGUAGEM ANGELICAL, ELE NÃO FALOU COM UMA LINGUAGEM DE ENIGMAS. ELE FALOU COM UMA LINGUAGEM HUMANA.
    ELE FALOU ATRAVÉS DA PALAVRA.
    3 - SOMOS HUMANOS, SOMOS LIMITADOS. NÃO TEMOS CONDIÇÕES DE ESTUDARMOS E ENTENDERMOS 100% DEUS.
    4 - A FRASE ESTÁ RELACIONADA COM O QUINTO PRESSUPOSTO: A LIMITAÇÃO HUMANA. O QUE A BÍBLIA MAIS FAZ É FALAR SOBRE DEUS. É EXPLICAR SOBRE A PESSOA, AS OBRAS. OS ATRIBUTOS DE DEUS.
    A BÍBLIA EXPLICA SOBRE DEUS.
    SE FALARMOS QUE É IMPOSSÍVEL TER QUALQUER EXPLICAÇÃO SOBRE DEUS, NÓS ESTAMOS IGNORANDO A PALAVRA DE DEUS, COMO FONTE DE VERDADE E DE CONHECIMENTO DIVINO.
    NINGUÉM EXPLICA DEUS NO SENTIDO DE QUE ELE É INFINITO, PORQUE NOSSO NOSSO CONHECIMENTO A RESPEITO DE DEUS É LIMITADO.NÓS SOMOS LIMITADOS TANTO PELA NOSSA HUMANIDADE, QUANTO PELA PRÓPRIA REVELAÇÃO.
    5 - ATRAVÉS DA TEOLOGIA, QUE NADA MAIS É DO QUE O ESTUDO BASEADO NA BÍBLIA, E SENDO A BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS, DEUS PODE SER EXPLICADO. AO ABRIR A BÍBLIA E EXAMINÁ-LA COM O CORAÇÃO CHEIO DE FÉ, DE TEMOR E DE HUMILDADE, SENTIMOS DEUS FALANDO CONOSCO DE FORMA CLARA, OBJETIVA, PODEROSA E TRANSFORMADORA.
    6 - " QUE ESTA SEJA NOSSA REGRA SACRA: NÃO PROCURAR SABER MAIS SENÃO O QUE A ESCRITURA NOS ENSINA. ONDE O SENHOR FECHA OS SEUS PRÓPRIOS LÁBIOS, QUE NÓS IGUALMENTE IMPEÇAMOS NOSSAS MENTES DE AVANÇAR SEQUER UM PASSO A MAIS..."
    7 - DEUS É QUEM DETERMINA A FORMA PARA O SEU CONHECIMENTO, SENÃO PODEMOS DESISTIR DE CONHECER A DEUS. SOMOS LIMITADOS E NECESSITAMOS DE CAPACITAÇÃO ESPIRITUAL.
    8 - PARA ENTENDERMOS A REVELAÇÃO DE DEUS, É NECESSÁRIO QUE O PRÓPRIO DEUS NOS CAPACITE E NOS DÊ ENTENDIMENTO. PRECISAMOS QUE ELE NOS DÊ UM OUVIDO QUE SEJA CAPAZ DE CAPTURAR A SUA INSTRUÇÃO, QUE SEJA CAPAZ DE OUVIR, DE FATO, SUA PODEROSA VOZ.
    9 - QUEM TENTAR CHEGAR A DEUS PELOS SEUS PRÓPRIOS MEIOS, JAMAIS CHEGARÁ. MAS, AQUELE QUE SE RENDE DIANTE DE DEUS E ACEITA TODA A SUA VONTADE, ESTE DE FATO É AQUELE QUE CONHECERÁ A PESSOA DE DEUS, NÃO SÓ POR TEORIA, MAS QUE TERÁ UMA VIDA PRÓXIMA DE DEUS.
    DEUS RESISTE AO SOBERBO.MAS DÁ GRAÇA AO HUMILDE.
    10 - QUANDO SOMOS CAPACITADOS POR DEUS, NOSSO CORAÇÃO ARDE, NOSSA ALMA INCENDEIA, A NOSSA MENTE SE ENCHE DE LUZ PARA A COMPREENSÃO DA REVELAÇÃO DE DEUS. ( SALMOS 119.18 "DESVENDA OS MEUS OLHOS PARA QUE VEJA AS MARAVILHAS DA TUA LEI."

    ResponderExcluir
  2. Aula 4
    10_ pela sua dependencia e inferioridade, em relação ao unico Deus supremo a quem dependemos para nos capacitar

    9- Ele ira diagnosticar as Sagradas Escrituras por uma simples história que ficou no passado

    6_ Não na sua totalidade, mas na Biblia fala algumas caracteristicas da pessoa de Deus

    ResponderExcluir
  3. esposta 03: esse pressuposto que diser que a teologia reconhece a sua limitação.
    resposta 06: Joao calvino disse: que essa seja a nossa regra saca: nao procurar saber nada mais senao o que as escrituras nos ensina.Onde Deus fecha os seus próprios lábios,que nos igualmente impeçamos nossas mentes de avançar sequer um passo a mais(..)
    resposta 05: ninguém explica Deus na sua totalidade

    ResponderExcluir
  4. paz e graça.luidtccosta
    resposta do questionário aula 4
    1-que se pode entender;que e claro.
    2-DEUS falou na linguagem humana;facil entendimento.
    3-O homem e limitado não podemos entender ou explicar DEUS na totalidade.

    ResponderExcluir
  5. Exercícios Aula 4

    1. O que significa o termo cognoscibilidade e que sentido tem quando o atribuímos a revelação?
    R: Se refere a capacidade de conhecimento a respeito de determinada coisa. A revelação pode ser entendida pela razão humana.



    2. Como podemos quão desanuviada é a revelação em Cristo e na Bíblia?
    R: A clareza da revelação é tão substancial que Deus Pai enviou o seu Filho na forma humana para se revelar aos seres humanos.


    3. O que quer dizer o pressuposto da limitação humana?
    R: A limitação humana impõe a impossibilidade de termos um conhecimento exaustivo sobre Deus. Nesse aspecto, reafirma-se, que nenhum sistema teológico é perfeito. Contudo, a limitação humana não induz à crença da inutilidade da teologia. Devemos no s aproximar de Deus tanto quanto nos é permitido pela própria soberania de Deus.


    4. "Ninguém explicada Deus". Esta frase se relaciona com qual pressuposto Teológico? Por ser vaga, torna-se ambígua, quais os sentidos ela pode assumir? Explique-os.
    R: Está relacionada ao pressuposto da limitação humana. Tal afirmação isoladamente pode sugerir que é inútil qualquer empenho no sentido de se conhecer a Deus. Por outro lado ela pode sugerir que a limitação humana jamais logrará conhecer tudo a respeito de Deus posto que Ele seja infinito. Contudo, é necessário que se compreenda que, em que pese nossa limitação que nos impede de conhecer tudo a respeito de Deus, jamais será inútil a busca pela revelação contida na Palavra de Deus. Deus se revela ao ser humano na medida de sua Palavra, o que é essência para nossa salvação.



    5. Deus pode ser explicado.
    R: Em sua plenitude, não. Ele é infinito em poder, glória e majestade. Porém, há muito sobre seu caráter, atributos e natureza que podem ser explicado por meio de sua Palavra.


    6. Qual a frase de João Calvino traz a ideia de que somos limitados pela própria revelação?
    R: “Que esta seja a nossa regra sacra: não procurar saber nada mais senão o que a Escritura nos ensina. Onde o Senhor fecha seus próprios lábios, que nós igualmente impeçamos nossas mentes de avançar sequer um passo a mais (...)”.


    7. Em que sentindo podemos dizer que o sexto e o quinto pressupostos se relacionam?
    R: A limitação do homem e a sua incapacidade demonstram a completa dependência de Deus no estudo teológico. A limitação humana é um impeditivo de conhecermos a revelação de Deus, porém tal limitação pode ser suprida pela capacitação espiritual conferida pelo próprio Deus ao ser humano. O homem é completamente dependente de Deus, até mesmo para dEle se aproximar.


    8. O que significa dizer que a Teologia parte do pressuposto de que seu estudante precisa ser capacitado espiritualmente?
    R: Significa dizer que precisamos que o Senhor renove o nosso entendimento para que possamos experimentar qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Rm 12.2


    9. O que acontecerá com o estudante que se arriscar em seu labor teológico sem ser capacitado por Deus?
    R: Será um trabalho completamente inútil, posto que ninguém logrará conhecer a Deus sem estar em completa dependência dele.


    10. Por que figura o salmista mostra a sua necessidade de ser capacitado por Deus para entender a sua Revelação?
    R: No Salmo 119.18 o salmista coloca o ser humano como alguém com os olhos tapados como que por uma venda. Em razão disso suplica a Deus para que tire dos seus olhos a venda que o impede de enxergar as maravilhas de Deus.

    ResponderExcluir
  6. 1-À revelação de Deus sobre si é clara, a clareza na palavra encarnada, é alcançável,atingivel e compreensivel.3- Com a nossa sabedoria limitada não é possivel compreender,100% DEUS na sua infinitude.5-Pode pelo que nos foi revelado nas escrituras, pela fé,e confiabilidade nos mistérios que DEUS,ainda não revelou.

    ResponderExcluir
  7. Eduardo Nascimento/Aula4. 1.Característica ou Particularidade do que é cognocivel.Sentindo de conhecimento de Deus/3Se impõe a impossibilidade de termos um conhecimento exaustivo sobre Deus.9Será um trabalho inútil

    ResponderExcluir
  8. 1- É algo que se pode entender. A revelação de Deus sobre Si é clara.
    2- Deus usou o meio mais claro para se deixar entender Através da Palavra viva, ou seja, Cristo, e através da escrita, ou seja, a Bíblia.
    3- Quer dizer que por sermos humanos, logo somos limitados pela própria natureza e pela própria revelação de Deus.

    ResponderExcluir
  9. 1- É algo que se pode entender. A revelação de Deus sobre Si é clara.

    2- A revelação de Deus está clara na Sua Palavra viva Cristo e na Sua Palavra escrita a Bíblia.
    3- Quer dizer que por sermos humanos já somos limitados. reconhecemos que não podemos conhecer nosso Deus em sua totalidade pois é um ser ilimitado, infinito.

    ResponderExcluir
  10. 1. O que significa o termo cognoscibilidade e que sentido tem quando o atribuímos a revelação?

    A cognocibilidade é algo cognoscível, cognoscível é algo que se pode entender isso quer dizer que a revelação que Deus fez sobre si mesmo é Clara. Deus usou uma linguagem humana para os seres humanos com o objetivo de revelar Jesus Cristo que e a palavra viva o verbo encarnado que abitou entre nós.

    6. Qual a frase de João Calvino traz a ideia de que somos limitados pela própria revelação?
    que essa seja a nossa regra Sacra não procurar saber nada mais se não o que é escritura ensina onde o senhor fecha seus próprios lábios que nós igualmente impensamos nossas mentes de avançar sequer um passo a mais.


    3. O que quer dizer o pressuposto da limitação humana?

    isso quer dizer que aa teologia reconhece a sua limitação e por sermos seres humanos somos limitados e dentro dessa nossa limitação não temos um conhecimento total de Deus. Ninguém que é finito pode explicar o que é infinito .

    ResponderExcluir
  11. 1. O que significa o termo cognoscibilidade e que sentido tem quando o atribuímos a revelação?

    R: cognocibilidade é algo cognoscível, algo que se pode entender isso quer dizer que a revelação que Deus fez sobre si mesmo é clara.

    6. Qual a frase de João Calvino traz a ideia de que somos limitados pela própria revelação?

    R: “Que esta seja a nossa regra sacra: não procurar saber nada mais senão o que a Escritura nos ensina. Onde o Senhor fecha seus próprios lábios, que nós igualmente impeçamos nossas mentes de avançar sequer um passo a mais (...)”.

    10. Por que figura o salmista mostra a sua necessidade de ser capacitado por Deus para entender a sua Revelação?

    R: No Salmo 119.18 o salmista coloca o ser humano como alguém com os olhos tapados como que por uma venda. Em razão disso suplica a Deus para que tire dos seus olhos a venda que o impede de enxergar as maravilhas de Deus.

    ResponderExcluir
  12. Respostas da aula Nº 4)- R-nº1-É a capacidade de conhecimento a respeito de determinada coisa, a revelação pode ser entendida pela razão humana. R-Nº2- A clareza da revelação é tão substancial que Deus O Pai enviou o Seu Filho na forma humana para se revelar aos seres humanos. R-Nº3- A limitação humana impõe a impossibilidade de termos um conhecimento completo acerca de Deus, nesse aspecto reafirma-se que nenhum sistema teológico é perfeito.Contudo a limitação humana não induz à crença da inutilidade da teologia, devemos nos aproximar de Deus o quanto mais podermos, e Ele nos permitir conhece-lo pela sua soberania, Eliel, Deus é Deus.R- Nº4- Relaciona-se ao pressuposto da limitação humana, tal afirmação isoladamente pode sugerir que é inútil qualquer empenho no sentido de se aproximar e conhecer a Deus. Por outro lado ela pode sugerir que a limitação humana jamais logrará conhecer tudo a cerca de Deus, posto que Ele seja infinito. contudo, é necessário que se compreenda que em que se coloque nossa s limitações, que nos impede de conhecermos tudo a respeito de Deus, jamais será inútil a busca pela revelação contida na palavra de Deus, Deus se revela ao ser humano na medida de sua busca á Sua palavra, o que é essência para nossa salvação. R- Nº 5-Na Sua plenitude jamais, Ele o é infinito em poder e em gloria, e em majestade. Porém há muyito sobre Seu caráter, atributos e natureza que podem ser explicado e compreendido por meio de Sua palavra revelada. R- Nº 6- Que esta seja a nossa regra sacra, não procurar saber nada mais senão o que as escrituras nos ensinam. Onde o Senhor fecha seus próprios lábios, que nós igualmente empeçamos nossas mentes de avançar sequer um passo a mais. R- Nº 7- As limitações do homem e a sua incapacidade demonstram a completa dependência de Deus no estudo teológico. A limitação humana é um imperativo de conhecimento a revelação de Deus, porem tal limitação pode ser suprida pela capacitação espiritual conferida pelo próprio Deus ao ser humano, O homem é completamente dependente de Deus, até mesmo para DEle se aproximar e se relacionar.R- Nº 8- Quer dizer que precisamos que o Senhor renove o nosso entendimento para que possamos experimentar qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de deus. Rm 12: 2. R- Nº 9- Será um trabalho completamente inútil, posto que ninguém logrará exito em conhecer a Deus sem estar em completa comunhão e dependência Dele. R- Nº 10- No Sl 119:18 o salmista coloca o ser humano como alguém com os olhos tapados como que por uma venda, em razão disso suplica a Deus para que tire dos seus olhos toda a venda que o impede de enxergar as maravilhas do Senhor. Aluno: Mauricio Pinheiro Paula grato.

    ResponderExcluir
  13. EXERCÍCIOS | AULA 4:

    1. O que significa o termo cognoscibilidade e que sentido tem quando o atribuímos a revelação?

    R: Significa algo passivo de entendimento, exposto de forma clara e de fácil compreensão. A revelação de Deus não foi numa linguagem inteligível, obscura ou enigmática, de modo que o ser humano não pudesse entender. Ele nos enviou a Sua Palavra viva em Cristo Jesus e nos deixou a Palavra Escrita – a Bíblia.

    2. Como podemos quão desanuviada é a revelação em Cristo e na Bíblia?

    R: O ser humano pode dar “asas à imaginação” quando o assunto se refere à pregação da Palavra de Deus. Uns o fazem por meio de teatro, dança, outros escrevem absurdos que nada mais são que fantasias da mente, dando margem para varias interpretações e heresias no meio cristão.

    3. O que quer dizer o pressuposto da limitação humana?

    R: Significa que a Teologia compreende que somos seres limitados pela própria humanidade e pela revelação que Deus nos deixou. Não podemos ir além do que já está revelado.

    4. "Ninguém explica Deus". Esta frase se relaciona com qual pressuposto Teológico? Por ser vaga, torna-se ambígua, quais os sentidos ela pode assumir? Explique-os.

    R: Faz referência ao AGNOSTICISMO, que afirma não ser possível provar a existência ou inexistência de Deus. A ambiguidade atinge dois pontos. 1 – Nega a suficiência e veracidade das Escrituras, uma vez que a Bíblia nos traz INÚMERAS explicações sobre os atributos de Deus, seu caráter, leis e mandamentos. Não podemos, portanto, dizer que não sabemos quem Deus é uma vez que a Teologia traz explicações embasadas na própria Palavra revelada por Deus. 2 - Deus não pode ser explicado na totalidade do Seu Ser, pois nosso conhecimento é limitado.

    5. Deus pode ser explicado?

    R: A Teologia procura pontuar APENAS o que a Bíblia expõe sobre Deus. Jamais poderemos compreender ou explicar Deus por completo, pois somos limitados e Ele é infinito.

    6. Qual a frase de João Calvino traz a ideia de que somos limitados pela própria revelação?

    R: “Que esta seja a nossa regra sacra: não procurar saber nada mais senão o que a Escritura nos ensina. Onde o Senhor fecha seus próprios lábios, que nós igualmente impeçamos nossas mentes de avançar sequer um passo a mais (...)” João Calvino

    7. Em que sentindo podemos dizer que o sexto e o quinto pressupostos se relacionam?

    R: O homem que estuda Teologia precisa ser capacitado espiritualmente para compreender a revelação de Deus. Isso só pode acontecer através do próprio Deus. Somos completamente dependentes de Deus no estudo.

    8. O que significa dizer que a Teologia parte do pressuposto de que seu estudante precisa ser capacitado espiritualmente?

    R: Deus, na pessoa do Espírito Santo, trabalha em nosso ser para que nossos olhos, ouvidos, mente e coração sejam humildes e dispostos a compreender Deus da forma que Ele se revelou a nós e não através da nossa imaginação humana. (“E vos darei um novo coração e derramarei um espírito novo dentro de cada um de vós; arrancarei de vós o coração de pedra e vos abençoarei com um coração de carne. Eis que depositarei o meu Espírito no interior de cada pessoa e vos capacitarei para agires de acordo com as minhas leis e princípios; e assim obedecereis fielmente aos meus mandamentos!” - Ez 36.26-27)

    9. O que acontecerá com o estudante que se arriscar em seu labor teológica sem ser capacitado por Deus?

    R: Quem tenta chegar a Deus pelos seus próprios meios jamais conseguirá. A Bíblia será só mais um livro histórico cheio de personagens. Deus só se revela a quem Ele quer. “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho, e aquele a quem o Filho o desejar revelar.” - Mt 11.27

    10. Por que figura o salmista mostra a sua necessidade de ser capacitado por Deus para entender a sua Revelação?

    R: Porque o salmista reconhece que suas faculdades humanas são limitadas e totalmente inferiores para compreender os desígnios de Deus. Ele reconhece que precisa de ajuda do autor da Revelação.

    ResponderExcluir

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA