CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

FUNDO

6 LIVROS QUE VOCÊ PRECISAR LER EM 2016

LEITURA OBRIGATÓRIA EM 2016

 Eu, Helbert Souza e o Pr. Thiago Mancini pensamos em uma série de livros para indicar para nossos alunos e leitores do M.T.; livros cuja leitura é indispensável. Inclua no seu calendário 2016 os dias que você separará - se possível, todos - para dedicar-se ao estudo teológico.
calendario 2016 leitura 
Muitos vão passar o reveillon fazendo planos de uma nova vida, mudança de postura, crescimento pessoal, profissional, novos relacionamentos, novas metas, etc; mas os dias vão se passar e brevemente tudo voltará a ser como antes em suas vidas.

Cremos que a Teologia - entendida como um estudo sério de Deus, por meio da Bíblia - pode  nos fazer deixar o ordinário e experimentar o extraordinário. Sair da média. Abandonar tudo o que é raso para alçar voos altaneiros, desfrutando intensamente a graça de Deus, que persistentemente trabalha em nós, produzindo mudanças profundas, verdadeiras e duradouras.


Por isso neste novo ano, leve a sério o seu estudo bíblico, reserve em sua agenda, no ano de 2016, um tempo para leitura de pelo menos 6 livros altamente recomendáveis.

São muitas obras boas em língua portuguesa que poderiam estar listadas, mas procuramos selecionar apenas seis, para que seja possível atender tanto às pessoas que tenham maior tempo disponível ou aquelas que tenham uma rotina corrida.

Então, vamos a lista, abaixo separamos conforme sugerimos que você leia:

Entre Janeiro e Maio de 2016 (5 meses)

Livro: Eleitos de Deus
Livro: Comentário Expositivo de Romanos

Entre Junho e Outubro (5 meses)

Livro: Comentário Expositivo de João
Livro: Servos de Deus

Entre Novembro e Dezembro de 2016 (2 meses)

Livro: Pregação Expositiva de 2016
Livro: O Melhor de A.W.Tozer


Por que ler deste modo?

  • “Eleitos de Deus” junto com “Comentário Expositivo de Romanos”:

o primeiro trata de uma questão soteriológica – a Eleição;
o segundo, expõe a epístola aos Romanos, um dos principais livros da Escritura, no que diz respeito a doutrina da salvação.

Um dos temas principais de Romanos, senão o principal, é a justificação pela fé, a qual é o coração do Evangelho. O entendimento da Justificação pela Fé, clarificará  a sua visão sobre a Doutrina da Eleição.

  • Comentário Expositivo de João” e, paralelamente, “Servos de Deus”:
O primeiro esmiúça o único Evangelho não sinótico, o Evangelho de Cristo, segundo o Apóstolo João;
 ao passo que o segundo traz a biografia de grandes homens de Deus, referenciais da História da Igreja.

Aqui, através desta combinação, você receberá "Evangelho na veia" e ao mesmo tempo, o exemplo de homens que o pregavam e o praticavam verdadeiramente.


  • “Pregação Expositiva” acompanhado de “O Melhor de A.W.Tozer”:
Um livro fala sobre a forma mais adequada de se pregar – expositivamente – este tipo de pregação é exegética, se preocupa com a interpretação;
enquanto o segundo o desafiará a ser aplicativo em suas preleções.

Conhecimento e fervor andam juntos. Jonathan Edwards dizia que precisamos ter luz na mente e fogo no coração.
Pregação fiel e vida piedosa são inseparáveis, nossas ações frequentemente falam mais alto do que nossas palavras.

Vale a pena comprar estes livros?

É um investimento que vale muito a pena, além do mais, não é necessário comprar todos de uma só vez.

Posso baixar na internet?

Se alguém não tiver condições de adquirir os livros citados neste artigo, existem dezenas de Ebooks, livros de excelente conteúdo, os quais já recomendamos em outras ocasiões, que você pode baixar gratuitamente, aqui no Matérias de Teologia. Estão no formato PDF, para facilitar a sua leitura e utilização não só no computador, mas também em dispositivos móveis, como o seu celular, por exemplo.
São livros liberados por suas respectivas editoras. Não indicamos os livros que você pode baixar na internet sem a anuência da editora e do autor (a maioria). O M.T. é contra a pirataria e você corre risco de danificar seu computador com pragas virtuais.
Para fazer download de livros cristãos de forma segura e legal, clique aqui.


O que vou alcançar fazendo esta leitura?

Parece até pouca coisa, não é mesmo? Mas ao final das contas, você terá um crescimento muito considerável em sua vida e ministério, veja:

Em apenas um ano, você terá lido ao menos:

  • Dois excelentes comentários de dois livros da Bíblia.
Um conteúdo doutrinário muito grande, que vai ampliar bastante a sua visão sobre duas matérias da teologia cristã, com as quais trabalhamos também em nosso Curso Gratuito de Teologia Online (CTO): Soteriologia e Cristologia;

  • Um Evangelho e uma Epístola.
Claro que a leitura dos comentários não dispensa a leitura bíblica, a função destes é trazer para você um entendimento mais amplo da Palavra de Deus.

  • Uma biografia.
Você conhecerá a vida de trinta e dois personagens da História da Igreja

  • Um livro sobre Pregação
Muitos de nossos alunos do CTO, demonstram enorme interesse por homilética. Se você também deseja aprender a pregar corretamente, eis a sua grande oportunidade.  

  • Um livro devocional
Você terá contato com mensagens curtas, mas simples e profundas, que trarão fervor ao seu coração. Um dos maiores pregadores do Séc. XX, ensina-nos que uma pregação correta, não precisa ser árida.
 
Quer saber mais um pouco sobre cada livro citado?

Segue, então, um pequeno comentário sobre cada um. Você poderá comprá-los em sua cidade ou pela internet, colocaremos os respectivos links para você



LIVRO ELEITOS DE DEUS
calvinismo x arminianismoAutor: R.C.Sproul
Editora: Cultura Cristã

Já ouvi muitas pessoas que nutrem um verdadeiro preconceito com relação ao assunto predestinação:

 "esse assunto é da teoria de João Calvino?", as vezes questionam.

Independente da linha teológica ser Reformada ou Arminiana, nenhum dos dois grupos ignora a predestinação, afinal de contas, não é um assunto criado por teólogos desocupados, mas é um tema bíblico, de grande importância, que aparece várias vezes na Escritura.

Tanto calvinistas como arminianos creem na predestinação, a diferença basicamente é que o primeiro grupo entende que somos salvos porque primeiramente Deus nos escolheu (foi um ato baseado em Sua soberania); o segundo, que somos salvos porque Deus viu que O aceitaríamos (foi um ato baseado na escolha do homem).

Talvez uma das passagens mais conhecidas sobre tal assunto seja Romanos 8:28-30

28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
ARA

Se você pensa que são só este versículos, então confira mais outros tantos versículos bíblicos que trazem o pensamento através de termos como "escolhidos", "destinados para a vida eterna", "vasos de misericórdia", "eleitos de Deus", "remanescentes segundo a eleição da graça", etc...

Temos textos, como:
JOÃO 13.18 | ATOS 13.48 | EFÉSIOS 1.4,5 | II TIMÓTEO 1.9 | II TESSALONICENSES 2.13,14
JOÃO 6.39 | MARCOS 13.27 | ROMANOS 11.5-9 | COLOSSENSES 3.12 | I PEDRO 1.2 | APOCALIPSE 17.14 | MATEUS 22.14 | MATEUS 24.24 | MATEUS 24.31 | MATEUS 25.34 | EFÉSIOS 2.1-10 | ROMANOS 9.11-24

No livro Eleitos de Deus, R.C. Sproul explica claramente as duas visões, cita os grandes teólogos de ambos os lados e conta sua luta em busca da posição que parece mais coerente com o ensino da Escritura, de tal modo que a sua conclusão o fez passar de uma visão à outra.

É um excelente livro para introdução ao assunto Predestinação e Eleição, tratado em uma linguagem clara e objetiva, em apenas 159 páginas, o pastor e teólogo, Robert Sproul abrange pontos que são dúvidas de muitos, todos os capítulos são bastante interessantes, destaco alguns:

capítulo 2 - Predestinação e Soberania de Deus
capítulo 3 - Predestinação e Livre-arbítrio
capítulo 6  - Presciência e Predestinação
capítulo 7 - A predestinação é Dupla?
capítulo 8 - Podemos saber que somos salvos?



           
estudo biblico romanosROMANOS, SÉRIE COMENTÁRIO EXPOSITIVO
Autor: C. Marvin Pate
Editora: Vida Nova
 “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.” ( Rm 1.16 – 17 )

     Com centenas de comentários bíblicos disponíveis nos dias de hoje será que pastores e professores de Bíblia realmente precisam de mais um comentário?

     Primeiro nunca é demais estudar as Sagradas Escrituras, e ainda por cima em se tratando do Livro de Romanos, o livro que exerceu a maior influência sobre a teologia protestante e que é muito mais que simplesmente uma carta, mas que é como que a teologia sistemática do Novo Testamento.

     A carta aos romanos descortina para nós sublimes verdades e nos toma pela mão para nos conduzir com graça e maestria pelas veredas das doutrinas da graça, expondo de modo único as verdades mais importantes e mais profundas do cristianismo.

     Além do âmbito religioso, esta carta alcança também o meio acadêmico, tanto que Francis Schaeffer diz que o livro de Romanos fora utilizado em várias escolas de direito dos EUA a fim de ensinar aos estudantes, a arte de tecer uma argumentação.

     Neste comentário em particular, de C. Marvin Pate, o livro de Romanos é dividido em unidades de pregação (perícopes) cuidadosamente selecionadas, acompanhadas de comentários de no máximo 6 páginas, com ilustrações extraídas dos campos da arte e da cultura e aplicações para os nossos dias; permitindo assim que o leitor aprenda rapidamente as informações mais importantes.

Cada volume, enriquecido com fotos, com mapas e com gráficos se compõe das seguintes seções:

I. Ideia Central.
II. Para Entender o Texto
III. Para Ensinar o Texto
IV. Para Ilustrar o Texto



estudo biblico sobre joaoJOÃO - AS GLÓRIAS DE FILHO DE DEUS
Autor: Hernandes Dias Lopes
Editora: Hagnos

Sabemos que a Escritura Sagrada apresenta-nos quatro Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas - conhecidos como Evangelhos sinóticos - e o quarto é o Evangelho segundo João.

João é tem diversas peculiaridades, por exemplo:

É o Evangelho que nos dá a entender que o ministério de Cristo estendeu-se por 3 anos, pois os outros três Evangelhos mencionam apenas uma páscoa, enquanto João menciona três páscoas (2:23; 6:4; 13:1);

Os sinóticos narram o período que Cristo esteve na Galileia, João o mostra-o na Judeia;
Os sinóticos dão grande ênfase ao Reino de Deus, a ênfase do Evangelho segundo João é o próprio Cristo;

Este Evangelho tem sido um dos livros bíblicos mais estudados, em se tratando da encarnação de  Cristo, numa perspectiva "que parte de cima"; apresentando Cristo, não de Seu nascimento, mas do "princípio" como "o Verbo" (Logos), o qual, como Divindade, está envolvido em cada aspecto da criação (1:1-3) e mais tarde torna-se carne (1:14), a fim tirar os nossos pecados como o Cordeiro de Deus (João 1:29), ao passo que os sinóticos parecem falar de Cristo de modo retrospectivo.

Os três primeiros Evangelhos apresentam fatos históricos, João procura apresentar a raiz dos acontecimentos, compara as maravilhosas parábolas dos sinóticos com os discursos profundamente teológicos de Jesus em seu Evangelho.

Hernandes Dias, ressalta que neste Evangelho, encontramos sete declarações de Jesus acerca de sua identidade, onde Jesus se apresenta como O GRANDE 'EU SOU':

1) Eu sou o Pão da vida (Jo 6.35)
2) Eu sou a Luz do mundo (Jo 8.12)
3) Eu sou a porta das ovelhas (Jo 10.9)
4) Eu sou o Bom Pastor (Jo 10.11)
5) Eu sou a Ressurreição e a Vida (Jo 11.25)
6) Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a  Vida (Jo 14.6)
7) Eu sou a Videira verdadeira (Jo 15.1).

Obviamente todos os Evangelhos são igualmente inspirados por Deus, necessários na evangelização e indispensáveis para nossa edificação pessoal, todavia o que mostramos é algumas particularidades de João, as quais motivarão ainda mais o seu estudo.

O comentário bíblico produzido pelo pastor e escritor Hernandes D. Lopes, editado pela Hagnos, é excelente, você não vai querer parar de lê-lo; contém 520 páginas que vão acrescentar muito ao seu conhecimento, servindo tanto para leitura contínua (como é a nossa primeira indicação) como para consultas posteriores; é de simples compreensão; tem muitas referências a outros comentários, caso você queira se aprofundar ainda mais; reúne informação e aplicação; tem uma incrível estrutura de tópicos (apesar de ser expositivo), o que facilita muito a vida dos pregadores, bem como a visualização dos assuntos tratados pelo evangelista João. Altamente recomendável!!



SERVOS DE DEUS, ESPIRITUALIDADE E TEOLOGIA NA HISTÓRIA DA IGREJA
Autor: Franklin Ferreira
estudo sobre historia da igrejaEditora: Fiel

     “Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos; como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus.” ( I Pe 2.15 – 16 )

     O que é espiritualidade? Uma definição básica de espiritualidade cristã é que esta seria o relacionamento profundo com o Deus Pai, mediado pela cruz de Jesus Cristo no poder do Espírito Santo.

     Este livro se propõe a ser uma introdução à história da espiritualidade cristã, à partir da vida de 32 importantes personagens da história da igreja:

Policarpo de Esmirna, Irineu de Lião, Atanásio de Alexandria, Basílio de Cesaréia, Agostinho de Hipona, Leão Magno, Bento de Núrsia, Anselmo de Cantuária, João Wycliffe, João Huss, Tomás de Kempis, Martinho Lutero, Filipe Melanchthon, Ulrico Zuínglio, João Calvino, William Tyndale, Richard Baxter, John Bunyan, Blaise Pascal, Johann Sebastian Bach, Jonathan Edwards, John Weley, William Carey, William Wilberforce, José Manoel da Conceição, Charles Spurgeon, Abraham Kuyper, Karl Barth, Dietrich Bonhoeffer, C. S. Lewis, Francis Schaeffer e D. M. Llooyd – Jones.
     Franklin Ferreira oferece ao leitor um rico estudo da espiritualidade cristã, sob os prismas devocionais e pastorais.

     Nas palavras do próprio autor este livro fora escrito para preencher uma lacuna no mercado editorial brasileiro, aonde existem livros tratando sobre jejum, oração, avivamento, busca do Espírito Santo e o impacto social do cristianismo; mas existem poucos livros que tratem de devoção e de espiritualidade de uma forma mais cronológica e histórica.

     Então, o livro Servos de Deus, através de 32 personagens que são significativos na história da igreja, trata alguns aspectos relevantes de suas vidas e destaca alguns detalhes pitorescos e inspirativos; e também, personagem após personagem destaca pontos importantes no que se refere à espiritualidade cristã.

     O leitor pode se aproximar deste livro o encarando tanto como um livro de pequenas biografias, o que o desobriga da leitura sequencial capítulo após capítulo; como pode se aproximar dele como um livro texto preparando o leitor para se aprofundar no estudo sobre a devoção e sobre a espiritualidade cristã, que de acordo com Alister MacGrath é um dos assuntos mais fascinantes que alguém pode estudar.



PREGAÇÃO EXPOSITIVA, SUA IMPORTÂNCIA PARA O CRESCIMENTO DA IGREJA
hernandes dias lopes pregação
Autor: Hernandes Dias Lopes
Editora: Hagnos

     “A maior contribuição  que a Igreja pode dar ao Mundo de hoje, uma geração amedrontada e atribulada, é retornar à pregação consistente e relevante da Palavra de Deus. ” ( Ray Stedman ).

     Em Pregação Expositiva, Hernandes Dias Lopes afirma que é possível uma igreja crescer numericamente sem a pregação expositiva através de métodos humanos. Todavia, é impossível é que a igreja cresça espiritualmente e de modo saudável sem a exposição da Palavra de Deus.

     Em consequência disto, a pregação expositiva, que pelo pragmatismo tem sido deixada de lado em favor dos modismos, deve ocupar um lugar central na vida da igreja.

     O livro Pregação Expositiva traz um panorama histórico da pregação expositiva, bem como seu propósito, seu estilo, seus resultados e também as características da vida do pregador.

Capítulo 1: A Necessidade da Pregação Expositiva
Capítulo 2: A História da Pregação Expositiva
Capítulo 3: O Conteúdo da Pregação Expositiva
Capítulo 4: O Propósito da Pregação Expositiva
Capítulo 5: O Estilo da Pregação Expositiva
Capítulo 6: A Vida do Pregador
Capítulo 7: O Resultado da Pregação Expositiva



comprar livros evangelicosO MELHOR DE A. W. TOZER
Autor: A.W.Tozer
Editora: Mundo Cristão

A. W. Tozer - Aiden Wilson Tozer nasceu na Pennsylvania, em 1897, morreu em 1963. Converteu-se aos dezessete anos e logo descobriu um refúgio, no qual sempre estava orando e meditando na bondade de Deus: o porão da casa de sua família; mais tarde escreveu: “Descobri que Deus é sincero e generoso e, em todos os sentidos, é fácil viver com Ele”. O maior anseio deste jovem era saber mais sobre Cristo, como servi-lo e adorá-lo com todo o seu ser. Tudo o que ele descobriu biblicamente sobre este assunto, ele se esforçou para transmitir, tanto pregando, como escrevendo.
Durante grande parte de sua vida, este grande pastor e pregador esteve totalmente focado em duas coisas: em missões e no aprofundamento na vida cristã. Seus sermões eram impactantes. Um escritor chamado Snyder, escreveu em sua biografia sobre Aiden Tozer, onde relata:

“Os sermões de Tozer nunca eram rasos”.
“Havia pensamentos sérios atrás deles, e ele forçava os ouvintes a pensar com ele. Ele teve a habilidade de fazer seus ouvintes encararem-se à luz do que Deus estava dizendo a eles. O irreverente não gostava de Tozer; o sério que queria saber o que Deus estava lhe dizendo, o amava.”

Wilson Tozer era um homem extremamente simples, dizia-se que se ele tivesse comida, roupas e seus livros, estava contente. Não tinha carro, fazia sua viagens em ônibus e trens. Mesmo não tendo tido educação teológica formal - era autodidata - foi autor de mais de quarenta livros, dentre os quais está um clássico espiritual, o livro "À Procura de Deus". Até mesmo depois de se tornar um autor famoso, ele destinou muito de seus direitos autorais para os que estavam em necessidade.
Este notável pregador do Séc. XX continua falando por meio de seus excelentes livros, muitos dos quais felizmente podemos ter acesso em língua portuguesa. Há algum tempo foi publicado o livro que indicamos para sua leitura, onde estão reunidas algumas mensagens, de diversas obras de Tozer. Provavelmente depois de ler o livro "O Melhor de A.W. Tozer", você vai desejar adquirir também os outros livros do autor.

Esta foi a obra que indicamos, pois aqui estão reunidos alguns excertos de 12 livros de Ainden Tozer.

 Faço questão de listá-los para você:

À Procura de Deus
O Poder de Deus
Deus Fala com o Homem que Mostra Interesse
Esse Cristão Incrível
A Raiz dos Justos
Deus e o Homem
O Homem: A Habitação de Deus
Como Encher-se com o Espírito Santo
Adoração: Joia Ausente na Igreja Evangélica
Quem Colocou Jesus na Cruz
Caminhos para o Poder
Deixe Ir o Meu Povo

Um comentário :

  1. Aos autores Helbert e Pr Thiago, são excelentes indicações para leitura de livros que nos aproximarão de Cristo, nos levando a uma vida devocional mais profunda, com um amor maior pela santidade e um ódio maior pelo pecado.
    Que Deus me conceda graça para cumprir este plano de leitura e que ao findar deste ano que tenhamos mais luz na mente e mais fogo no coração!

    ResponderExcluir

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA

Soli Deo Gloria