CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

FUNDO

COMO CAPACITAR MULHERES PARA O MINISTÉRIO?

COMO CAPACITAR MULHERES PARA O MINISTÉRIO?

mulher no ministério

por Bob Johnson

 Eu gostaria que vocês pudessem conhecer Lorie. A vida de Lorie é complicada pelas constantes dificuldades que acompanham a esclerose múltipla.

Mas isso não a impede de aconselhar várias mulheres semanalmente. A inabalável alegria dela nas promessas de Deus a ajuda a produzir crescimento piedoso em outras mulheres. Lorie derrama sobre outros o que outros derramaram sobre ela: a prática de trazer as Escrituras para todos os aspectos da vida.

Esse é apenas um exemplo do tipo de ministério que uma mulher bem capacitada pode ter. É um ministério que é uma peça necessária no quebra-cabeças que é a igreja local.

Para ajudar pastores na capacitação das mulheres em suas igrejas para o ministério, este artigo abordará três questões: 
1) Por que é importante capacitar mulheres para o ministério? 
2) Que tipo de igreja capacitará melhor as mulheres para o ministério? 
3) E como se capacita mulheres para o ministério?

Por que é importante capacitar mulheres para o ministério?

Primeiro, por que é importante capacitar mulheres para o ministério?

1. É parte do seu chamado (Colossenses 1.28).
Como pastores, estamos certos em insistir nas instruções bíblicas que reservam o ofício de presbítero para homens e, portanto, devemos nos preocupar sobre o caráter e a perspicácia teológica de nossos homens. Contudo, devemos também intencionalmente ministrar às mulheres para que elas possam amadurecer e fornecer ajuda piedosa ao corpo, a fim de apresentar cada homem e mulher perfeitos em Cristo.

2. Promove a reputação de Cristo (Tito 2.3-5).
A razão pela qual Paulo instrui Tito a exortar mulheres mais velhas que ministrem às mais jovens é “para que a palavra de Deus não seja difamada”. A reputação de Cristo é colocada em risco quando nossos papeis e relacionamentos em casa não refletem o evangelho que pregamos. Portanto, as mulheres devem ser ensinadas a aplicar o evangelho às suas situações e, então, ajudar outras mulheres a fazer o mesmo.

3. Mulheres são desesperadamente necessárias para o ministério.
O ministério de nossas igrejas é terrivelmente incompleto sem as mulheres. Nossas igrejas precisam de mulheres que amem teologia valente, serviço corajoso e os rigores do aconselhamento baseado no evangelho. Isso é especialmente verdadeiro porque há algumas situações, especialmente ao ministrar para outras mulheres, nas quais mulheres são muito mais eficazes que homens.

Que tipo de igreja capacitará melhor as mulheres para o ministério?

A segunda pergunta que eu quero abordar é: que tipo de igreja capacitará melhor as mulheres para o ministério?

Um ministério eficaz de qualquer tipo começa por honrar as Escrituras através da pregação expositiva fiel. Mulheres que regularmente experimentam o poderoso efeito da Palavra, e são alimentadas e revigoradas por uma dieta de comida sólida, (Hb 5.13-14) não são apenas habilidosas em manejar a “palavra da justiça”, mas o seu apetite é treinado para mais e mais material nutritivo. Como resultado, elas terão o discernimento para expor a instabilidade de uma vida (e livros) baseada na experiência. Elas também ressoarão com conselhos baseados na Bíblia.

Mulheres que são habilidosas com a Palavra trazem benefícios à saúde de suas famílias e de toda a igreja. Contudo, se você não está capacitando homens, as mesmas mulheres ficarão frustradas. Mulheres querem ser apaixonadas pelo evangelho, e crescem quando estão cercadas por homens que marcam o ritmo.

Finalmente, a igreja deve honrar e apoiar mulheres que trabalham juntas no evangelho (Fp 4.3). Parte da razão pela qual Paulo escreveu Filipenses era o seu desejo de ver Evódia e Síntique voltarem à comunhão uma com a outra e nas trincheiras do ministério.

Para resumir, o tipo de igreja que melhor capacitará mulheres para o evangelho é uma igreja que se alimenta da pregação expositiva, que capacita homens para o ministério e que honra e apoia mulheres que trabalham juntas em nome do evangelho.

Como se capacita mulheres para o ministério?

Por último, como se capacita mulheres para o ministério? Seguem alguns encorajamentos práticos para os pastores.

1. Ore pelas mulheres da sua igreja.
Nosso foco em treinar homens pode nos levar a negligenciar, de forma não intencional, nossas mulheres. Deus usa as nossas orações para criar crescimento e manter oportunidades e preocupações diante de nós.

2. Identifique mulheres de bom caráter e treine-as para ministrar a outras mulheres.
Uma maneira de treinar mulheres para o ministério é oferecendo estudos bíblicos para mulheres com a expectativa de que cada mulher presente esteja disposta a repassar o estudo para outra mulher após o fim da aula. Quando outras mulheres na congregação precisarem de aconselhamento e encorajamento, você terá uma equipe de mulheres prontas para ajudar.

Embora lutas semelhantes naturalmente unam mulheres, muitas vão querer ir além do compartilhamento de experiências semelhantes, para mutuamente extraírem refrigério das águas da Palavra.

Um treinamento mais intencional pode ser feito através de estudos que são especificamente designados para esse propósito, como Instrumentos nas Mãos do Redentor, de Paul Tripp. Treinamentos sobre o assunto também são oferecidos em diversas conferências sobre aconselhamento bíblico em todo o país.

3. Use mulheres para aconselhamento.
Eu sou um conselheiro conjugal muito melhor quando minha esposa está envolvida. Ela observa muitas coisas que eu tendo a deixar passar. Nosso trabalho em equipe nessa área é uma oportunidade para ela usar os próprios dons para edificar o corpo.

Há muitas outras mulheres em nossa igreja que são habilidosas no aconselhamento e ajudaram a criar uma cultura na qual se espera que todas as mulheres cresçam no entendimento do evangelho e apliquem-no em suas vidas.

4. Recomende mulheres que incorporam teologia corajosa e ministério eficaz.
A sua igreja provavelmente tem uma Febe que é protetora de muitos (Rm 16.1-2). Então, assim como Paulo fez aos romanos, recomende tais mulheres para a sua igreja. Tempere os seus sermões com ilustrações de mulheres da sua congregação e da história da igreja. Encontre bons livros escritos por mulheres que abordem questões para outras mulheres e indique bons livros escritos por mulheres que são benéficos para a igreja em geral.

5. Promova mulheres piedosas em funerais
Cultos para os santos são uma oportunidade de louvar evidências da graça, mas cultos para canalhas também podem servir ao propósito. Uma mulher em minha igreja foi casada com um homem miserável e odioso por muitos anos. Ele finalmente morreu. Em seu funeral, eu nem sequer tentei dizer nada bom a respeito dele, mas evidenciei o caráter de sua esposa, cuja fidelidade e cuidado refletiam o evangelho sob as mais adversas condições.

Mulheres que estão crescendo no evangelho através de ministério eficaz ganham um assento na primeira fileira para ver o que Deus está fazendo na igreja. O encorajamento e a persistência delas ajudam o ministério a florescer. Se você é um pastor, você deve considerar cuidadosamente, e em oração, como capacitar mulheres para o ministério na igreja local.


Por Bob Johnson   |   Tradução: Alan Cristie   |   Ministério Fiel

0 comentários :

Postar um comentário

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA

Soli Deo Gloria