CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

FUNDO

LIVROS ALTAMENTE RECOMENDÁVEIS - LINKS PARA BAIXAR GRÁTIS OU COMPRAR COM DESCONTO

LIVROS ALTAMENTE RECOMENDÁVEIS

LINKS PARA BAIXAR GRÁTIS OU COMPRAR COM DESCONTO

baixar livros gratisExistem alguns livros que todo estudante de teologia deve ler, temos uma lista sugerida no final da página de cadastro do nosso curso gratuito de teologia online - CTO.
Também existem diversos livros em PDF gratuitos, cujas editoras, principalmente a Fiel, liberaram  para Download e nós disponibilizamos o link aqui para você. Todavia existem diversos livros teológicos da Fiel e outras como Editora Vida, Hagnos, PES, Cultura Cristã, Mundo Cristão, Monergismo, que são excelentes e vale a pena comprá-los.

Você pode baixar livros grátis (aqui no MT, apenas aqueles autorizados pelas suas editoras) e na internet, diversos outros. Mas observamos pelo menos três motivos pelos quais torna-se melhor comprar ao invés de baixar ou mesmo ler livros online:

1. Muitos destes livros são escaneados e disponibilizados de forma ilegal
2. Muitas vezes a qualidade da digitalização é ruim
3. Diversos livros de leitura indispensável não estão disponíveis na internet.




É verdade que muitas teologias sistemáticas são caras, por isso ensinamos de forma gratuita em nosso site, pelo menos com aulas o aluno não precisará gastar. Além disso, para aqueles que desejam ter o conteúdo de forma organizada para leitura no computador, dispositivos móveis ou impressão, elaboramos diversos Ebooks com as matérias que estudamos no CTO, a fim de que os alunos e leitores do MT obtenham ao menos aquele conhecimento que julgamos essencial a todo cristão. Nossos E-books em PDF, são uma espécie de resumo de algumas das melhores teologias, contendo informações basilares do saber teológico. Já estão disponíveis o material das seguintes matérias:

Introdução à Teologia Sistemática,
Bibliologia - A Doutrina da Bíblia,
Teontologia - A Doutrina O Ser de Deus,
Soteriologia - A Doutrina da Salvação,
Cristologia - A Doutrina de Cristo e
Pneumatologia - A Doutrina do Espírito Santo

Mas para aqueles que podem comprar, segue uma lista de livros altamente recomendáveis.
Todos sabem que o Submarino tem excelentes preços em diversos produtos, sendo assim entramos no site à procura de livros bons por preços acessíveis e achamos alguns cujo valor é consideravelmente menor no que na própria editora. Seguem os links, basta clicar na imagem ou no título para para ser redirecionado:
  

O MT recomenda esta teologia principalmente, pois a sua linguagem é muito simples, porém o conteúdo extremamente relevante. Muitas de nossas aulas estão baseadas nesta obra.

 A Teologia Sistemática: Atual e Exaustiva de Wayne Grudem é incrivelmente atual e pertinente. 

Responde às perguntas que se fazem hoje (ordenação de pastoras; batalha espiritual, anjos, criação/evolução, dons do Espírito) além de tratar de todas as outras doutrinas clássicas do cristianismo.
 






  Publicada pela Editora Vida Nova, a Teologia Sistemática Franklin e Myatt,  é uma das poucas teologias evangélicas brasileiras, além dos tradicionais assuntos tratados em uma Teologia Sistemática, esta obra proporciona ao leitor os seguintes diferenciais:
Adota uma metodologia integrativa que analisa importantes questões religiosas, históricas, apologéticas e práticas.
Essa metodologia divide o estudo em 6 etapas: definição do problema;estudo histórico e comparativo (com um estudo das religiões, seitas e filosofias mais significativas);estudo bíblico;
estudo sistemático,estudo apologético e aplicação prática na vida e no ministério.







 A obra expõe a teologia sistemática a partir dos pressupostos clássicos da Reforma Protestante.

É recomendada para pessoas que já tenham um bom conhecimento teológico e queiram aprofundar mais.
 
Apresenta ao leitor reflexão doutrinária profunda sobre todos os assuntos teológicos e um índice temático e biográfico que torna a obra confiável, funcional e respeitável a todo que investe no estudo aprofundado da teologia cristã.







Publicado pela Editora Mundo Cristão.

Todo cristão que deseja viver de forma plena a sua fé precisa conhecer a Bíblia, a revelação escrita e específica de Deus para a humanidade. Mas não basta tomar conhecimento das Sagradas Letras, é preciso entendê-las, compreender o que significam seus ensinamentos e as verdades que nos transmitem. Em outras palavras, os alicerces do cristianismo.

Fundamentos da Teologia do Novo Testamento esmiúça, como nenhum outro livro, os principais aspectos da nova aliança de Deus com o homem. Esta obra explica a importância e a necessidade de divulgação dos fundamentos teológicos sobre os quais a igreja edifica seus ensinos e suas práticas, os situa historicamente e destrincha cada uma das doutrinas que compõem a essência do evangelho. É um livro que trata de assuntos milenares com uma aplicação clara e objetiva para os nossos dias. Prepare-se para desvendar os principais mistérios da sã doutrina bíblica e descobrir como cumprir os deveres próprios do cidadão do céu, como o serviço, a piedade e, especialmente, o amor.

Marcos Grancontato é pastor titular da Igreja Batista Redenção em São Paulo. Formou-se em Teologia no Seminário Bíblico Palavra da Vida. É graduado em Direito pela Universidade São Francisco de Bragança Paulista e mestre em Teologia Histórica pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper.


Muitos cristãos leem o Antigo Testamento com certa desconfiança, pois o consideram ultrapassado e substituído pelo Novo Testamento. Chegam a ponto de acreditar que os relatos de Gênesis a Malaquias têm pouca ou nenhuma utilidade para a igreja contemporânea. Nada mais distante da realidade.

Fundamentos da Teologia do Antigo Testamento reforça que toda a Bíblia foi inspirada por Deus e nenhuma parte se tornou irrelevante ou ultrapassada. A teologia do Antigo Testamento, além de conter informações que o Senhor desejou transmitir, é também o alicerce sobre o qual o Novo Testamento está assentado. A julgar pelos rumos atuais da igreja e do ensino cristão, nunca foi tão necessário o estudo sério do Antigo Testamento como parte da revelação de Deus.

Este livro lança luz sobre a grande importância dos 39 primeiros livros da Bíblia, com especial atenção para temas relevantes da fé cristã, como os atributos do Criador, o pecado, a comunhão e a salvação.  Depois de ler esta obra você nunca mais olhará para o Antigo Testamento da mesma maneira.


Thomas Tronco formou-se em odontologia na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, e é mestrando em teologia e exposição bíblica do Antigo Testamento no Seminário Bíblico Palavra da Vida.

Atualmente pastoreia a Igreja Batista Redenção, em Atibaia, e ministra cursos de teologia bíblica do Antigo Testamento no Seminário Teológico de Guarulhos e no Seminário Charles Spurgeon, em Fortaleza.


Partindo da necessária - ainda que difícil - distinção entre a profissão de Teólogo e a Vocação Pastoral, Fundamentos Da Teologia Pastoral é relevante porque discute as características exigidas dos que almejam o pastorado e, colateralmente, expõe os que se valem do título de pastor apenas para seus próprios interesses.
Trabalhando com sólida fundamentação bíblica e teológica sobre a natureza divino-humana do labor pastoral, este livro aborda a questão à luz da Bíblia, reafirma as necessárias distinções entre os diversos ministérios dados por Deus à sua igreja; e pondera sobre a natureza, beleza e tentações secularizantes dessa vocação na complexa sociedade contemporânea.
Ao tratar dos principais desafios enfrentados por líderes e pastores, os autores fazem profunda reflexão sobre a saúde espiritual, mental e física do pastor. Eles demonstram que o exercício das atividades eclesiásticas é acima de tudo a prática da vocação e da sabedoria divina para o cuidado e administração da igreja e de seu rebanho.

LIVRO - HISTÓRIA DOS HEBREUS





Em História dos Hebreus o autor escreve com detalhes os grandes movimentos históricos judaicos e romanos.

Qualquer estudante da Bíblia terá em Flávio Josefo descrições minuciosas de personagens do Novo Testamento (Evangelhos e Atos), tais como:

Pilatos, os Agripas, os Herodes e inúmeros outros pormenores do mundo greco-romano, tornando esta obra, depois da Bíblia, a maior fonte de informação sobre o povo Judeu.







O Rev. Hernandes Dias, comenta a carta aos Romanos, está é uma verdadeira enciclopédia teológica. Nesta carta Paulo prova com argumentos irresistíveis a universalidade do pecado, a justificação pela fé, a santificação do Espírito e a eleição da graça.

Romanos é, também, uma carta prática, cuja mensagem exalta a Deus e traz esperança para o homem.

A carta aos Romanos descortinará essas sublimes verdades, tomando-nos pela mão e conduzindo-nos pelas veredas das doutrinas da graça.

Estudar esta carta é como matricular-se na escola superior do Espírito Santo e aprender as verdades mais profundas e mais importantes do cristianismo.




http://www.submarino.com.br/produto/111523470/atos-a-acao-do-espirito-santo-na-vida-da-igreja?franq=AFL-03-109935
Rev. Hernades Dias comenta Atos, este é o primeiro livro da história da igreja cristã. Lucas faz uma narrativa envolvente da caminhada da igreja de Jerusalém a Roma.

Nos sete primeiros capítulos a igreja cresce em Jerusalém e Judeia. No capítulo 8, o evangelho chega a Samaria e a partir do capítulo 9 avança para os confi ns da terra. O livro de Atos não tem a pretensão de ser um registro detalhado da história da igreja primitiva, mas foca sua atenção especialmente no ministério de Pedro e Paulo, destacando a vitoriosa marcha do cristianismo de Jerusalém à capital do Império Romano.

O estudo de Atos é um desafi o presente. As circunstâncias mudaram, mas Deus não mudou; sua Palavra não mudou.

O mesmo Deus que realizou maravilhas no passado pode atuar de forma extraordinária no presente, trazendo-nos um poderoso reavivamento.




LIVRO - 1 CORÍNTIOS


http://www.submarino.com.br/produto/6846734/livro-1-corintios-comentarios-expositivos-hagnos?franq=AFL-03-109935
Em primeira aos Corintios, o apostólo Paulo responde os pontos sobre os quais havia sido consultado, combinando a discussão doutrinária com os problemas morais e eclesiásticos.
A igreja tinha conhecimento, mas não amor; tinha carisma, mas não caráter.
A epístola reflete claramente as condições das igrejas primitivas e porque não de muitas igrejas da atualidade, fazendo da mensagem desta epístola algo relevante e atual para toda igreja que deseja ser santa, que deseja viver em comunhão e que deseja glorificar a Deus.



LIVRO - 2 CORÍNTIOS


http://www.submarino.com.br/produto/6802608/livro-2corintios-comentarios-expositivos-hagnos?franq=AFL-03-109935
Em segunda aos coríntios Hernandes Dias Lopes nos mostra como o apostolo Paulo nos fala de suas aflições e também da necessidade da igreja perdoar e restaurar a uma pessoa que tinha ocasionado problemas na igreja de Corinto.
Segunda aos corintios nos dá coragem para vencer o desânimo e nos lembra que devemos buscar forças em Cristo.
A fonte do consolo é esta gloriosa verdade: "A minha graça te basta, por que o poder se aperfeiçoa na fraqueza".





LIVRO - COLOSSENSES


http://www.submarino.com.br/produto/6846736/livro-colossenses-comentarios-expositivos-hagnos?DCSext.recom=Neemu_Produto_viu-viu&nm_origem=rec_produto_viu-viu&nm_ranking_rec=3&franq=AFL-03-109935
Como a Igreja deve posicionar-se nesse mundo tão virulento? Como enfrentar as antigas e novas heresias que surgem no mercado da fé? Como dar respostas aos lobos com dentes afiados e aos lobos disfarçados com peles de cordeiro? Em Colossenses, a suprema grandeza de Cristo, o cabeça da Igreja Hernandes Dias Lopes nos oferece a resposta para saber viver em um tempo de tolerância com o erro e de intolerância com a verdade. Ao mesmo tempo em que as heresias se aninham confortavelmente na Igreja, embalada nos braços da tolerância e do sincretismo religioso, a verdade é atacada com rigor excessivo. Mais do que nunca estudar Colossenses é oportuno e necessário, uma vez que testemunhamos um ressurgimento vigoroso de obras insolentes atacando o nosso bendito Deus e Salvador Jesus Cristo.


http://www.submarino.com.br/produto/7891237/livro-efesios-igreja-a-noiva-gloriosa-de-cristo?DCSext.recom=Neemu_Produto_similares-categoria&nm_origem=rec_produto_similares-categoria&nm_ranking_rec=4&franq=AFL-03-109935Neste comentário Hernandes Dias Lopes aborda a perspectiva de que o apostolo Paulo nesta carta não trata de problemas particulares, como faz na maioria de suas missivas.

Aqui o autor expõe como Paulo aborda alguns temas que não trata com tanta profundidade nas demais, como a questão da reconciliação dos judeus com os gentios, o mistério do evangelho, a plenitude do Espírito, a família e a batalha espiritual. Essa é uma carta não apenas teológica, mas, sobretudo, prática.

Ela tange de forma profunda e clara os princípios que devem nortear a família e a igreja neste mundo inundado de escuridão.



http://www.submarino.com.br/produto/7892206/livro-1-2-3-joao-como-ter-garantia-da-salvacao?DCSext.recom=Neemu_Produto_similares-categoria&nm_origem=rec_produto_similares-categoria&nm_ranking_rec=2&franq=AFL-03-109935O Evangelho de João foi escrito para que as pessoas cressem que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, pudessem ter vida em seu nome.

A Primeira Carta foi escrita com o propósito de dar garantia aos que creram em Cristo acerca da certeza da salvação.

A Segunda Carta foi escrita para alertar a igreja sobre o perigo dos falsos mestres e a Terceira Carta para alertar a igreja sobre o perigo dos falsos líderes.

Também Hernandes Dias Lopes nos apresenta provas irrefutáveis contidas nestas cartas que identificam o identificam o individuo verdadeiramente salvo.




http://www.submarino.com.br/produto/6036500/livro-apocalipse-o-futuro-chegou-as-coisas-que-em-breve-devem-acontecer?franq=AFL-03-109935O Apocalipse é sem dúvida um livro de revelações.
O autor demonstra como a mensagem deste livro é atual e seu propósito relevante para hoje.
Indo além da especulação futurista, expõe com clareza como o consagrado livro de profecias abriga uma mensagem de esperança que orienta os rumos e o propósito da história.
O último livro bíblico, comentado por um brasileiro, está agora ao seu alcance.







Em breve, mais indicações... 

4 comentários :

  1. Muito bom, pra quem quer aprender..

    ResponderExcluir
  2. Salmos 55:22

    Entregue suas preocupações ao Senhor,
    e ele o susterá;
    jamais permitirá que o justo venha a cair.

    Não temos que ficar ansioso e nem tão pouco preocupados, Confia no Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Prezado, recorro a você para me orientar a começar um estudo teológico imparcial, creio que dogmático seria a palavra ou abordagem mais apropriada, sem nenhum direcionamento religioso (católico, batista, maranata, etc), mas sim puramente focado nas escrituras e que seja cristão. Quero estudar linhas de pensamento, mas quero ser orientado sobre as linhas radicais, conservadoras, etc. Estive pesquisando na internet e fiquei extremamente confuso e com um enorme vontade de desistir de estudar a Teologia, pois como disse, será um primeiro contato meu, mas já encontrei teologia sistemática, teologia doutrinal, teologia dogmática, teologia filosófica, teologia cristã, teologia histórica, teologia bíblica e etc. Optei por pesquisar sobre a Teologia Sistemática por pensar que essa me daria um entendimento melhor. Poderiam me ajudar, por favor? Informação importante, sou de família católica, mas raramente vou a Igreja porque não me vejo adepto dos "mistérios da fé" da maneira que são colocados pelos católicos, com ritos cansativos e homilias cada vez mais pobre de ensinamentos. Participei como Fundador de 2 centros espíritas Kardecistas e me adaptei com a questão abordada da reencarnação etc e, por último tenho visita algumas igrejas evangélicas (metodista, batista e maranata) e foi onde me despertei para o estudo da Teologia. Enfim, agradeço se puderem me orientar. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Marcelo, os livros que indicamos acima não são: "católicos, batistas ou maratana",são volumes teológicos preocupados exatamente com o que você disse: são puramente focados na Escritura.
      Esta é uma preocupação pessoal de nosso site e nosso curso, que haja o mínimo de opiniões e o máximo de exegese (interpretação bíblica). Quanto ao que você citou sobre os tipos de teologia: sistemática, bíblia, filosófica,etc... elas não são de visões opostas, a diferença é que cada uma foca em um aspecto do estudo teológico. Por exemplo, dentro da área de exatas temos: matemática, física, química, etc... assim também na teologia, temos várias áreas. Talvez seria melhor você começar pela teologia bíblica e depois (ou paralelamente) a sistemática.
      Abraço!

      Excluir

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA

Soli Deo Gloria