CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

FUNDO

ATOS 7.51 REFUTA A GRAÇA IRRESISTÍVEL? - por Denis Monteiro


No acróstico calvinista, a letra I, do TULIP, é a sigla em inglês para irresistible grace (graça irresistível). Todavia, muitos leitores despercebidos da Palavra de Deus dizem que esta é uma doutrina herética que não se enquadra na Santa Palavra de Deus, e tomam por texto para refutá-la Atos 7.51, um trecho do sermão de Estevão, onde ele afirma:

       Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. 

Antes de expor a interpretação deste versículo, irei explicar em rápidas palavras o que significa o termo chamado eficaz/graça irresistível. 

Chamado Eficaz/Graça irresistível é uma ação sobrenatural do Espirito Santo na vida do eleito ainda morto em pecados. Cremos que, na Ordo Salutis (ordem da salvação), que o pecador, antes de aceitar a Cristo, precisa nascer de novo, ser regenerado. Desse modo, muitos pensam que Deus nos força a crer no Seu Filho, mas o que eles não entendem é a onde é feito esta obra de Deus.

Deus age não na nossa vontade, mas, sobretudo, na sede dos nossos sentimentos. Deus nos faz nascer espiritualmente e, tendo, a partir disso vida espiritual, podemos, então, escolher um bem espiritual (Deus). Vejamos um exemplo bem claro desta ação em 2 Crônicas 30.5-9.

No texto a lume, o rei Ezequias envia um decreto para o povo de Israel para que eles celebrem a páscoa. Entretanto, eles só podiam celebrá-la se voltassem ao Senhor para que o Senhor se voltasse para eles, ou seja, havia condições ao Homem. Porém, no versículo 12, o povo escolhe, mas eles só escolheram porque a mão de Deus esteve com Judá, dando-lhes um só coração, para fazerem o mandado do rei e dos príncipes, conforme a palavra do SENHOR. Deus agiu primeiro nos corações deles para que eles pudessem tomar a decisão certa, escolhendo conforme a palavra do Senhor. 

Mas por que, então, os judeus que ouviam Estevão pregar resistiram ao Espírito Santo? Por um simples fato – eles eram incircuncisos de coração, como disse Jeremias. O coração deles está envoltos por um prepúcio (Jr 4.4); os corações deles não tinham sido mudados pelo o Senhor, por isso que não puderam escolher a Cristo. Paulo disse que a verdadeira circuncisão não é feita por mãos humanas, mas uma circuncisão feita no coração, no espirito, é feita por Cristo (Cl 2.11; Rm 2.29).

Aquele que não tem o coração mudado ouvirá, sim, o Evangelho, contudo, ele rejeitará a mensagem de salvação pelo simples fato de que Deus não mudou o seu coração para que aceite a verdade. 



Via Teologia e Apologética



0 comentários :

Postar um comentário

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA

Soli Deo Gloria