AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

AULAS GRATUITAS DE TEOLOGIA (Aprofunde o seu Conhecimento)

CADASTRE O SEU MELHOR E-MAIL↓↓

As aulas serão enviadas para o seu email

ABRINDO OS OLHOS ESPIRITUAIS

Confira abaixo o esboço de mais um sermão expositivo

ABRINDO OS OLHOS ESPIRITUAIS

ENXERGANDO O INVISÍVEL

Texto: II Reis 6:8 -18

Introdução: 

O Texto lido nos relata que
Israel vivia um dos momentos mais críticos de sua história, quando o moço do profeta Eliseu acorda pela madrugada e vê toda cidade cercada pelo inimigo, ele então se desespera e pede socorro “…Ai! Meu senhor! Que faremos?” 

(II Rs 6:15b)

Foi nesse momento que através da oração do profeta Eliseu que
algo sobre natural e impressionante acontece, Eliseu pede para o seu moço que ele abra o seus olhos e enxergue a vitória que o Senhor proporcionará e que Israel não seria sucumbido pelo rei da Síria.

Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu” (II Rs 6:17-18).
 
Eliseu vinha de um milagre anterior onde o local em que eles (Eliseu e os discípulos dos profetas) estavam se tornara pequeno e havendo a necessidade de ser expandido saem à procura de madeiras para a tal ampliação do local, só que um dos discípulos dos profetas deixa cair a sua ferramenta de trabalho, ou seja, o machado que estava usando para cortar as madeiras cai sobre as águas do rio Jordão e o pior o machado era emprestado “… Ai! Meu senhor! Porque era emprestado” (II Rs 6:1-5). 




Então através de Eliseu Deus opera um milagre, faz com que o pesado machado flutuasse sobre as águas do rio Jordão.

 
Em qual situação você se encontra hoje, como esta a sua vida, você está vivendo momentos difíceis, não consegue olhar ao redor e encontrar uma saída ou a solução para o seu problema?  
Abra os teus olhos, Deus vai mostrar a você o meio e a estratégia de como sair dessa situação.
 
Podemos extrair algumas lições nesse texto apresentado:
 

1 – Havia uma crise (v.14)

O rei da Síria enviou para Dotã, lugar onde estava Eliseu, homem de Deus, cavalos, carros e tropas de soldados “Então, enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade”  (II Rs 6:14). 
Um exército cercou a cidade.  
Um homem cercado pelos inimigos. 
Não tem sido assim em nossas vidas, muitas vezes sentimos
encurralados? 
Num beco sem saída?  Em meio a uma guerra? 
Sentimos só, parece que Deus se esqueceu de nós.
O rei da Síria, citado aqui no texto pode ser representado com o pecado que tão de perto nos rodeia e nos embaraça 
“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia,…” (Hb 12:1)
a Bíblia nos diz para estarmos com os olhos abertos 
“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;”  (I Pd 5:8).
Como os pecados tem nos cercado, assim também problemas tem nos afligido, problemas familiares, emocionais, econômicos, de saúde etc. 
O momento pode ser dramático ou de sobremaneira difícil, somos hoje pessoas cercadas, encurraladas sem saída. 
Como Eliseu estamos cercados por todos os lados pelos inimigos que
querem nos devorar.
 

2 – Houve o momento de desespero (v.15)

No versículo 15, 
“Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?” (II Rs 6:15).
Conta que o discípulo do homem de Deus se levantou muito cedo provavelmente de madrugada e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; 
“…então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?” (II Rs 6:15).
Passamos por muitos desesperos na jornada da vida cristã, sentimos acuados em meio às dificuldades e problemas que muitas das vezes sem que quisermos são proporciona a nós, temos vários medos e achamos que vamos perecer ou até mesmo sucumbir diante das tamanhas adversidades.
Muitos na hora do desespero chegam ao ponto de tentar ceifar a sua própria vida, se escondem, tentam fugir, mudam de endereço ou até mesmo mudam de igrejas e assim vai de mal a pior, acham que
fazendo isso tudo vai mudar, vai ser solucionado o problema, que engano, todos esses planos na verdade na hora do desespero é uma válvula de escape que acabam em mais frustração e mais derrotas, e quando não acabam em depressões.
 
Quando olhamos para alguns personagens Bíblicos que venceram e não se desesperaram, temos exemplos maravilhosos como, por exemplo:
 
  • Moisés – Deus lhe envia para tirar o Seu povo do Egito que estavam nas garras de Faraó, Deus permite que Moisés retire o Seu povo, só que ao mesmo tempo endurece o coração de
    faraó e este vem com os seus cavaleiros para aprisiona-los novamente, olhe que situação, o povo murmurando, o mar vermelho a frente e logo atrás os cavaleiros de faraó, que situação. Imagine se Moisés desesperasse com aquela situação ele com certeza como diz o ditado popular “morreria na praia”, mas o que Moisés fez, foi olhar para o Senhor e lhe pedir o socorro.
“Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis. Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” (Êx 14:13-15)
 
  • Davi – imaginem quando Davi foi afrontado pelos Filisteus e principalmente pelo gigante Golias, se ele tivesse olhado somente para o tamanho do problema ou do gigante e esquecido de olhar para o tamanho do seu Deus. Com certeza o povo de Israel teria perecido.
“Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado” 
(I Sm 17:45).
 

3 – Deus sempre está presente (v.16)

“Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles” (II Rs 6:16).
O profeta Eliseu no momento mais crítico e difícil responde com grande confiança: 
“…mais são os que estão conosco…”.
Jesus esta conosco todos os dias. “… porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (I Jo 4:4).
“…E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28:20).
 

4 – Deus abre os olhos espirituais e provê o socorro (v.17)

“Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja…” (II Rs 6:17a).
Deus responde a oração do profeta Eliseu “…O SENHOR abriu os olhos do moço,…” (II Rs 6:17b)

Quantos estão presos como um pássaro em uma gaiola e não consegue ver que a porta está aberta.

É necessário que o Senhor abra os nossos olhos. Só estamos vendo os problemas, infelizmente estamos com os olhos fechados, e não temos visto os milagres que o Deus das impossibilidades pode realizar por nós. 

 
“Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas” (Lc 1:37).

O monte estava cheio de cavalos e carros, um grande exercito de inimigos “…eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade;…” (II Rs 6:15).

No meio das adversidades ali estava Deus com carros e cavalos de fogo para garantir a vitória de seu filho 

“…e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”  (II Rs 6:17c). 

Não pense que você está sozinho nesta luta, Jesus esta com contigo
pra ti ajudar e socorrer. Deus quer nos acudir, quer nos socorrer, quer suprir as nossas  necessidades. Ele é poderoso para fazê-lo. 

Hoje Deus pode enviar suas carruagens de fogo para nos atender, não podemos nos esquecer de que há um grande exercito a nossa volta.

“O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Sl 34:7).

“Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” (Hb1:14).

 

5 – Vencemos o mal através do bem (v.18)

O exército dos inimigos desceu para a peleja, para o ataque, para a batalha. Porém o homem de Deus orou e os olhos dos soldados Sírios ficaram cegos.
Quando oramos ao Senhor, o mal não prevalece, não avança, pois nenhuma arma forjada contra nós prosperará.

“Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR” 

(Is 54:17).

Deus nos dará sempre a vitória sobre os nossos inimigos, quando agimos conforme a Sua palavra, vencendo o mal com o bem.

“Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber,porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o SENHOR te retribuirá”. (Pv 25:21-22)

“…se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12:20-21).

 
Assim fez o rei de Israel com os seus inimigos:
“Ofereceu-lhes o rei grande banquete, e comeram e beberam; despediu-os, e foram para seu senhor; e da parte da Síria não houve mais investidas na terra de Israel” (II Rs 6:23).
 

Conclusão: 

O Senhor quer abrir os seus olhos, Ele quer operar nesta situação que você se encontra hoje, é um problema financeiro, familiar ou uma enfermidade. 
Qual o vale que você se encontra hoje? 
O Senhor quer abrir os seus olhos e com certeza você vai poder enxergar o Seu agir sobrenatural em sua vida. 
Tudo pode ser tornar diferente a partir de hoje, se você conseguir abrir os seus olhos e começar a enxergar o mundo espiritual.

Onde está o rei da Síria? 

Onde estão os soldados? 
Onde estão os inimigos? 
O que você está enxergando?

O Senhor quer mudar a sua visão, neste problema, nesta ameaça, nesta luta, nesta dificuldade. 

Se hoje você deixar o Senhor abrir os seus olhos, você ira sair daqui como um vitorioso (a), você vai sair daqui com cabeça erguida, você vai sair confiante, pois O senhor está comigo, no que temerei 
“…Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8:31). 
Apenas uma oração que o homem de Deus fez e que foi o suficiente para mudar a opinião daquele moço.
A intervenção do Senhor muda a nossa visão, muda a maneira de como enxergamos os problemas, Deus não retirou o moço daquela situação, o discípulo de Eliseu continuou no mesmo lugar, ele simplesmente começou a enxergar o mundo espiritual, o Senhor mudou a sua história. 
Meus queridos amigos, o rei da Síria foi vencido pelos exércitos de Deus, satanás já está derrotado, Jesus o venceu na Cruz para que você como filho de Deus seja um grande vencedor e herdeiro de todas as Suas promessas.   
Abra os seus olhos e comece enxergar as bênçãos que o Senhor tem proporcionado a você, a sua família e os seus negócios.
Você deseja aprofundar o seu conhecimento acerca de Deus? Conheça o Método Teologia Descomplicada 
Você pode acessar mais esboços como este aqui
ou então ter acesso a um material incrível abaixo:
Pr. Adão Carvalho

Sobre o Autor

Helbert Souza
Helbert Souza

HELBERT SOUZA Bacharel em Teologia, ensina desde 2006 Teologia Sistemática e Teologia Bíblica. Fundador do site Matérias de Teologia, do Canal Teologia Descomplicada e do Instituto Teológico Sagradas Letras. Congrega na Igreja Presbiteriana. Apaixonado por leitura,música, cinema e Taekwondo.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *