CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

FUNDO

CURIOSIDADE SOBRE A PROFISSÃO DE JESUS - por Leonardo Dâmaso



     No evangelho de Mateus 13.55 e em Marcus 6.3, é dito acerca da profissão de José, o pai humano de Jesus e também a profissão que o Senhor Jesus exercia antes de iniciar o seu ministério, ou seja, Jesus era CARPINTEIRO como o seu pai José.  

Entretanto, no grego, a palavra CARPINTEIRO τέκτων significa "construtor, marceneiro, aquele que trabalha com materiais duros".1 Em vista disso, não seria errado traduzirmos a palavra CARPINTEIRO por PEDREIRO.


     A.T. Robertson corrobora que esta palavra aplicava-se originalmente ao trabalhador em madeira ou construtor com madeira, como o carpinteiro. Era usada para referir-se a qualquer artesão ou especialista em metal ou em pedra, como também em madeira e até de escultura. Na Palestina, onde a madeira era um artigo raro, CARPINTEIRO também queria dizer PEDREIRO.

     Nos tempos de Jesus, as casas na Palestina geralmente eram construídas com pedra, e nunca com madeira. É bem provável que Jesus tenha ajudado na construção de algumas sinagogas de pedra na Galiléia e também em Cafarnaum antes de iniciar o seu ministério. Desse modo, Jesus utiliza algumas figuras de linguagem para seus ensinamentos extraídas desta profissão de pedreiro (veja Mt 7.24-27, como exemplo) e, praticamente quase nenhuma figura da profissão de carpinteiro (veja Mt 11.30, no qual Jesus utiliza a figura do jugo como exemplo para a profissão de carpinteiro). Portanto, o nosso Senhor Jesus foi um pedreiro, e, indubitavelmente, um exímio pedreiro. 






NOTAS:

1- Fritz Rienecker e Cleon Rogers. Chave Línguistica do Novo Testamento Grego, pág 77.
2- A.T. Robertson. Comentário Mateus e Marcus à luz do Novo Testamento Grego, pág 412.




Contato por email: tadeudamaso@yahoo.com.br
Contato pelo facebook: Leonardo Dâmaso 

0 comentários :

Postar um comentário

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA

Soli Deo Gloria