CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

FUNDO

POR QUE NÃO ACREDITO EM REVELAÇÕES, PROFECIAS OU SONHOS PROFÉTICOS? - por Leonardo Dâmaso

       Basicamente, em resumo, devemos entender que, com o fechamento do canôn, isto é, quando as Escrituras foram completadas com o último livro escrito, o Apocalipse de João, cessou o período de REVELAÇÕES, PROFECIAS OU SONHOS PROFÉTICOS! Toda a revelação de Deus para a Igreja está nas Escrituras. Sendo assim, não há mais necessidade de NOVAS REVELAÇÕES ou PROFECIAS. Contudo, muitos evangélicos por não entenderem ainda esta questão do canôn, podem contestar:
       "Mas na Bíblia existe o dom de profetizar?". Sim, existe o dom de profetizar descrito por Paulo em 1 Coríntios 14.1. No entanto, o PROFETIZAR que Paulo diz é o ATO DE PREGAR AS ESCRITURAS, e não de PROFETIZAR ACERCA DE EVENTOS FUTUROS. Portanto, existem profetas hoje ainda, não no sentido dos profetas do AT e nem dos apóstolos do NT que eram profetas também, mas profetas no sentido de PREGADORES DO EVANGELHO QUE JÁ FOI PROFETIZADO. Se porventura ainda estivessem em vigor as PROFECIAS ou REVELAÇÕES como foi no Antigo Testamento e no Novo Testamento no período apóstolico, teríamos então que abrir o canôn das Escrituras e acrescentar a REVELAÇÃO, PROFECIA ou o SONHO PROFÉTICO do tal crente como era no período em que o canôn era incompleto ainda. Deixe-me ilustrar para que você possa compreender como era no Antigo Testamento, quando um profeta tinha uma VISÃO ou quando Deus falava com ele para escrever tal VISÃO ou alguma REVELAÇÃO que o Senhor lhe dava.

       Suponhamos que um "crente profeta" me entregue uma REVELAÇÃO acerca de algo que ainda irá acontecer na minha vida na porta da minha casa, quando eu estiver saindo, por exemplo, às 17:45, dizendo:

      "Assim diz o Senhor, eis que vejo uma árvore com muitas folhas, porém, estas folhas estão murchas, e eis que procurei frutos nesta árvore para comer e não achei, era uma árvore sem frutos e sem vida. Em seguida, vinha um homem com um machado observando esta árvore e disse consigo mesmo: Tal árvore tem muitas folhas, e folhas murchas, porém, nenhum fruto. Sendo assim, vou cortá-la então, porque sem fruto esta árvore não presta para nada! A madeira talvez pode ser utilizada para a construção de algum móvel"!

       Depois que a pessoa me entregou esta revelação da metafóra da árvore, ela interpreta a visão, dizendo: Esta árvore simboliza você, a sua vida. As folhas da árvore representam as áreas da sua vida que estão murchas. Você está desanimado de tudo! Deus lhe perscruta e não vê frutos sazonados na sua vida! Só folhas murchas e uma vida de derrotas e mais derrotas etc.... O homem com o machado simboliza satanás que irá cortar você; destruir a sua vida, caso não se arrependa!!! Perceba você que este exemplo de REVELAÇÃO que mencionei está em total desacordo com as escrituras. Fiz de modo proposital para ilustrar como são as REVELAÇÕES, PROFECIAS OU SONHOS PROFÉTICOS que vemos hoje.

       Diante deste exemplo, tal REVELAÇÃO DE ALGO QUE PODE VIR A ACONTECER teria que ser acrescentada no canôn, ou seja, teríamos que abrí-lo, uma vez que já está completo com todas as revelações e acrescentar MAIS ESTA REVELAÇÃO como fazia os escritores ou profetas no AT ou no NT assim:

1 Carta a Leonardo Dâmaso Teólogo Reformado:

Capítulo 1

Verso 1: Certo feita, no final da tarde, estava eu (o profeta e autor da carta) passando pelas ruas de Juiz de Fora, MG, Brasil; de repente, eis que encontrei meu servo, Leonardo Dâmaso saindo de sua casa.

Verso 2: E "eis que o Espírito do Senhor" me deu uma visão e me disse:

Verso 3: "Vai e entrega este mistério, e diz ao meu servo:

Verso 4: Assim diz o Senhor: eis que vejo uma árvore com muitas folhas, porém, estas folhas estão murchas e não vejo frutos....etc.... Era assim que no Antigo Testamento se fazia quando um profeta recebia uma REVELAÇÃO da parte de Deus e escrevia posteriormente.

       Não existem mais revelações ou novas revelações. Deus já deu a sua igreja tudo o que ela precisa saber a seu respeito. O livro das profecias está completo! Não há mais necessidade de revelações! Deus fala através das revelações que já foram dadas! Não obstante, quanto as REVELAÇÕES E PROFECIAS que vemos com tanta frequência hoje no meio evangélico, ou são frutos da emoção humana, da mente da pessoa, ou são frutos da influência do diabo.

       O fato de tal REVELAÇÃO ou PROFECIA se cumprir não significa também que seja de origem divina DIRETAMENTE. Conforme sabemos quando estudamos a providência de Deus nas Escrituras, todas as coisas já foram preordenadas por Deus que acontecessem. Sendo assim, se tal REVELAÇÃO ou PROFECIA acontecer, entendemos que foi de origem DEMONÍACA, isto é, o diabo agiu DIRETAMENTE adivinhando que tal evento aconteceria, um vez que ele é um ser espiritual e está numa esfera muito além da nossa em conhecimento e astúcia. E Deus, nesse caso, agiu INDIRETAMENTE permitindo o diabo adivinhar um evento que já estava determinado que acontecesse pela sua soberania. O diabo não é onisciente. Ele não sabe acerca do futuro, mas o que ele faz é, por dizer assim, adivinhar aquilo que ele próprio já está fazendo e planejando fazer na vida da pessoa, caso Deus permita que ele faça se estiver de acordo com os seus planos que sempre culminam na sua glória, quer seja algo bom ou mal. Basicamente é isso!!!

       Apocalipse 22.18 - Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes ACRESCENTAR alguma coisa ("visão, profecia ou novas revelações"), Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro...
 
 
Contato por email: tadeudamaso@yahoo.com.br 
Contato pelo facebook: Leonardo Dâmaso teólogo reformado

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA

Soli Deo Gloria