CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

FUNDO

O CULTO GOSPEL - por Leonardo Dâmaso



       
      Além de termos os SHOWS GOSPEL, que é uma espécie de MODA EVANGÉLICA pragmática, temos também o CULTO GOSPEL. O culto gospel, para quem não sabe o que significa, é simplesmente o culto centrado no homem, no seu ego e em suas necessidades, o que podemos denominar tecnicamente de CULTO ANTROPOCÊNTRICO!

 Sabemos pelas Escrituras, que o culto é do homem para Deus, ou seja, Deus é o objeto do culto. Sendo assim, quando a igreja se reúne no local de culto é para cultuar a Deus. Porém, no culto GOSPEL não é assim. Deus não é o objeto do culto, mas sim, o homem é objeto do culto. Em vez de Deus ser cultuado em espírito em verdade, o homem é quem é cultuado por Deus! É uma inversão de valores! Este é o tipo de culto que vemos nas seitas/igrejas neopentecostais.

       Para um melhor entendimento, podemos ilustar da seguinte maneira: 

      A igreja e o culto são um supermercado espiritual, o "evangelho" é um produto, e os crentes são os consumidores. Se os crentes são os consumidores desse produto, que é o evangelho,  Deus então seria o dono desse supermercado, cujo objetivo primordial é SERVIR da melhor forma os seus consumidores, os crentes equivocados.  Deus, nesse culto gospel, é um servo do homem que tem que satisfazer todos os seus caprichos. Quando este manifesta a sua fé DETERMINANDO quer seja por uma oferta alçada ou não a benção financeira, a cura e o milagre, Deus é OBRIGADO ou TEM que abençoar tal pessoa. Todavia, pedir a Deus em oração por bênçãos não é errado (Mt 7.7-11), mas é um equivoco grotesco, e também uma heresia perniciosa, exigir que Deus nos abençoe em tudo que pedimos (1 Jo 5.14-15; Tg 4.3)! Deus é quem é Soberano, e não o homem.   

      Portanto, concluímos que Deus não recebe um culto equivocado que permeia todas estas coisas que acabamos de sintetizar. Isto jamais pode ser chamado de culto a Deus, mas de culto ao homem! A igreja evangélica contemporânea precisa aprender pelas Escrituras que Deus é o cerne do culto, e não as necessidades individuais dos crentes (veja Mt 6.31-33).   


Contato pelo email: Tadeudamaso@yahoo.com.br
Contato pelo facebook: Leonardo Dâmaso teólogo reformado 

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA

Soli Deo Gloria