CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

FUNDO

O QUE É UM ARMINIANO "OBSTINADO" QUE NEM SABE O QUE É O ARMINIANISMO? - Por Irio Ferreira



      Obs: O objetivo deste artigo é mostrar que, quando me refiro a ARMINIANOS, estou me referindo a EVANGÉLICOS OBSTINADOS que nem sequer sabem o que é o ARMINIANISMO e o que é ser ARMINIANO, e que possuem um entendimento equivocado a respeito do CALVINISMO também. A minha crítica é contra este SUPOSTO ARMINIANO que não sabe nem o que é devido a SUA OBSTINAÇÃO.Vale a pena mencionar que um ARMINIANO de verdade não chega a ter discrepâncias tão mediócres como os que não sabem quase nada sobre o assunto.

O que é um arminiano "obstinado" que nem sabe o que é ser um arminiano?

     Um arminiano obstinado é uma pessoa que não entendeu corretamente a doutrina da salvação, e por essa causa, continua rejeitando a doutrina da predestinação fazendo uso de argumentos forâneos à palavra de Deus, como por exemplo: “Se Deus escolhe uns em detrimento dos outros, então ele é injusto”. Alguns chegam ao ponto de afirmar enfaticamente: “Eu não creio nesse Deus!”. 


      Um arminiano obstinado não aceita o diálogo saudável, justamente porque leva a discussão para o lado pessoal, fazendo uso de ofensas e, em alguns casos, gera contendas intermináveis a ponto de gerar inimizades no corpo da Igreja. Um arminiano obstinado não lê livros reformados. Ele sente uma repulsa interna pelos livros calvinistas e sobre predestinação, e quando descobre que Lutero também ensinava a doutrina, fica extremamente decepcionado. O arminiano pensa que a doutrina da eleição é obra do Diabo.

     Um arminiano obstinado argumenta baseado em uma teologia popular que está fundamentada em jargões como: “Se a bíblia ensina que uma vez que eu sou salvo, então eu estou salvo para sempre, então, isso quer dizer que eu posso pecar à vontade que eu não perco a minha salvação!”. Se a bíblia ensina que Deus escolheu quem vai ser salvo e quem vai para o inferno, então, para quê evangelizar? Um arminiano obstinado evangeliza contra o cristão reformado. Ele faz os neófitos pensarem que os reformados ou calvinistas são hereges. Na maioria dos casos, eles postam fotos de crianças implorando para Jesus salva-las, mas “Jesus” (o da foto postada), diz: infelizmente eu não posso fazer nada porque você não é escolhida! Uma vez que isso faz os ignorantes pensarem que essa é a doutrina reformada. 

     Por fim, um arminiano obstinado geralmente é neófito, ignorante e não tem o hábito de ler porque tem medo, e rejeita qualquer pensamento contrario ao seu, assim como um islâmico ou uma testemunha de Jeová. Depois que o arminiano estuda e entende a doutrina cristã da salvação, ele descobre que em toda história da igreja, os teólogos relevantes pensavam como os reformados e todos os que pensavam na salvação baseada na escolha humana eram declarados hereges, assim como Pelágio, Armínio e outros.
Meu conselho aos irmãos reformados é que, quando você perceber que o arminiano com quem está conversando é obstinado e ignorante, não entre em debates e contendas, porque isso desagrada o Espírito Santo. O testemunho interno do Espírito depois de uma discussão que não leva a nada, só a ira, é uma prova do que eu estou falando.  Se o arminiano que, na maioria das vezes, nem sabe o que é ser arminiano humildemente tiver interesse em ouvir e aprender gaste seu tempo, ou melhor, invista seu tempo nele, porque Deus colocou tal pessoa no seu caminho. Mas se ele começar a discutir usando aqueles argumentos que citei anteriormente, então faça como o Senhor nos instruiu através de Paulo: Não entreis em debates inúteis.

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA

Soli Deo Gloria