CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

FUNDO

JESUS CRISTO HOMEM (Parte 1) - Por Leonardo Dâmaso




    Obs: Esta é apenas uma imagem que caracteriza uma pessoa humana. Não estou dizendo por esta imagem que Jesus poderia se parecer com este homem, apenas a coloquei para questões didáticas. Não importa sabermos como Jesus era fisicamente, mas importa amarmos a ele acima de tudo e de todo o nosso coração, vivendo uma vida piedosa que o glorifique em tudo.

JESUS CRISTO HOMEM

Texto base: 1 Tm 2.5


      Acerca da humanidade do nosso Redentor Jesus Cristo e suas implicações, precisamos entender primeiro a questão da unio personalis. Basicamente, em resumo, eu quero enfatizar os três termos que são a chave para o entendimento correto do tema em pauta. Senão vejamos:
O SIGNIFICADO DE UNIO PERSONALIS
 

        O termo unio personalis significa união hipostática. Ou seja, é a união das duas naturezas de Cristo, a natureza divina com a natureza humana que se deram no momento da encarnação do verbo, Jesus Cristo, pela ação miraculosa do Espírito Santo. A segunda pessoa da trindade assumiu uma natureza humana que não existia, tendo assim que vir a existência nascendo do ventre de uma mulher, a saber, Maria, independente da união com a natureza divina. Sendo assim, “a união da pessoa divina (e sua natureza) com a natureza humana não resulta na criação de uma pessoa dupla, mas numa pessoa divina, em que as duas naturezas, a divina e a humana, estão unidas”.1


ESTE ARQUIVO FOI ATUALIZADO, CLIQUE AQUI PARA LER SUA ÚLTIMA VERSÃO


OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA

Soli Deo Gloria