CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

FUNDO

CARTA AO IRMÃO ARMÊNIO SAMAPAIO PENÁGIO - Por Leonardo Dâmaso



   
    Carta respondendo a pergunta do irmão Armênio Sampaio Penágio.

(Este nome é fictício, porém, o fato alume na pergunta é comum até demais no meio evangélico)

     Presbítero Leonardo, a REGENERAÇÃO ou O NOVO NASCIMENTO acontece ANTES, APÓS ou DURANTE a exposição do evangelho? É possível a pessoa TER FÉ e se ARREPENDER antes da REGENERAÇÃO? E a fé, vem antes da EXPOSIÇÃO DO EVANGELHO ou DURANTE A EXPOSIÇÃO DO EVANGELHO? É possível a pessoa COMPREENDER O EVANGELHO e com isso ter fé para se arrepender sem a regeneração?


     Irmão Armênio, a sua pergunta além de ser muito relevante, também não é uma pergunta difícil. A sua dúvida é muito comum e bem simples de ser respondida. Espero que a minha breve síntese em resposta a sua pergunta possa elucidar a sua mente dissipando por completo a sua dúvida.

     Conforme sabemos pela Escritura, a fé é dom de Deus (veja Ef 2.8-10) e a regeneração precede a fé. Ou seja, ela vem antes da fé. Por quê? Porque o homem natural ou irregenerado (o não cristão) está morto espiritualmente. Observe as palavras de Paulo mostrando a condição passada dos cristãos de Eféso e de Colossos antes da conversão:

(Ef 2.1) Ele (Deus) vou deu vida (espiritual), estando vós mortos nas vossas transgressões e pecados... Alemeida Século 21

(Cl 2.13) E a vós, quando ainda estáveis mortos (espiritualmente) nos vossos pecados e na incircuncisão da vossa carne, Deus vos deu vida (espiritual) juntamente com ele, perdoando todos os nossos pecados... Almeida Século 21

     Estas passagens enfatizam a condição espiritual da humanidade pós queda. Tanto homens como mulheres e crianças herdaram como resultado do pecado de Adão a morte espiritual. O pecado de Adão foi imputado a todos! Portanto todos, indubitavelmente, já nascem mortos espiritualmente e em pecado. Veja a ordem que Deus deu a Adão no jardim do Éden e a conseqüência se esta ordem não fosse obedecida:

(Gn 2.16-17) E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá". NVI
 
      A desobediência a expressa ordem de Deus de não comer da árvore do conhecimento de bem e do mal fez com que Adão morresse tanto espiritualmente como fisicamente!  

     Doravante ao evento da queda, o homem se tornou incapaz de buscar a Deus pela sua própria vontade. Adão antes da queda tinha a capacidade de pecar e de não pecar. Ele tinha a VERDADEIRA LIBERDADE e podia escolher livremente obedecer ou desobedecer a Deus. A sua natureza era santa! Com a queda, o homem perdeu essa capacidade de escolher livremente. O homem perdeu a VERDADEIRA LIBERDADE que é a capacidade de fazer o bem ou o que agrada a Deus. O homem não pode e não consegue escolher por Deus! Agora, o homem possui não o livre arbítrio, mas sim, uma CAPACIDADE DE ESCOLHA, que é algo inerente e natural do dele. Ou seja, é a capacidade de tomar decisões e agir baseado nelas.

     Hoekema diz que “o fato de os seres humanos terem perdido a verdadeira liberdade não significa que também tenham perdido a capacidade de fazer escolhas. Eles agora pecam de bom grado, decidindo agir assim. Ainda fazem escolhas, mas as escolhas erradas. Encontram-se agora, na escravidão”. Podemos dizer ainda que, apesar do homem na queda perder a VERDADEIRA LIBERDADE para buscar a Deus livremente, contudo, ele ainda é LIVRE, porém, LIVRE SOMENTE PARA FAZER O MAL! O homem pós queda é LIVRE PARA SER ESCRAVO DO PECADO QUE É O SEU SENHOR!

     Ninguém tem a capacidade de buscar a Deus por si só ou pela sua própria vontade, isto porque o homem não possui na sua natureza decaída e morta espiritualmente o desejo por Deus. Ele não pode fazer nada para se aproximar de Deus sem que Ele o CAPACITE PARA ISSO. Note as palavras de Paulo:

(Rm 3.10-12) Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer". NVI
 
    Esta passagem de Romanos enfatiza que todos pecaram em Adão e denota a incapacidade do homem em buscar a Deus. O texto diz que o motivo da incapacidade, além de ser a morte espiritual, é também a falta de desejo para isso. Paulo diz: Não há ninguém que busque a Deus! Contudo, Paulo não está dizendo que o homem pecador não tem a capacidade de escolher coisas boas como amar os seus familiares, amigos e o seu próximo. O homem no estado depravado tem a capacidade de fazer coisas boas; mas o que ele não pode fazer e não deseja é agradar a Deus! Buscar a Deus! Ter vontade por Deus!

     A regeneração ou o novo nascimento acontece num ato SIMULTÂNEO com a fé e o arrependimento. Primeiro, a pessoa é REGENERADA pelo Espírito antes por dizer assim de ouvir o evangelho. Como assim? Veja as palavras de Paulo:

(1 Cor 2.14) Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. NVI 
 
     O texto em pauta diz que o homem natural não tem a capacidade de ENTENDER O EVANGELHO antes de ser REGENERADO! Ele não vai COMPREENDER de fato as implicações necessárias da Escritura que o compungirá a fé e ao arrependimento. O homem natural sem a regeneração não ENTENDE a palavra pregada, e sem o ENTENDIMENTO, ele não pode ter a fé que gera o arrependimento. O homem natural pode até ENTENDER muita coisa acerca do evangelho, porém, ele não pode e não consegue ACEITAR o evangelho e o que ele diz que deve ser feito, isto é, OBEDECER, TOMAR A CRUZ e seguir a Jesus!

     O evangelho só é COMPREENDIDO de fato por alguém quando o Espírito o aplica no coração da pessoa REGENERANDO-A primeiro, para que depois de REGENERADA, em segundo, ela possa ter a capacidade de COMPREENDER as implicações, ter FÉ, se arrepender, (que também é um dom dado por Deus ao homem descrito em 2 Tm 2.224-26) e confessar a Cristo.

(Rm 10.17) Portanto, a fé vem pelo o ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo. Almeida Século 21

       Para concluir, a fé vem pelo ouvir o evangelho, e o ouvir o evangelho no que tange ENTENDÊ-LO e VIVÊ-LO, só é possível primeiro através da REGENERAÇÃO. A regeneração precede a fé, ao mesmo tempo em que são dois atos simultâneos no processo da conversão! Espero que você tenha entendido todo o pensamento e sido edificado com a resposta à sua pergunta Armênio. Shalom!

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA

Soli Deo Gloria