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CARTA A DONA FRANCISCA PEIXOTO DAS NEVES BUENO - Por Leonardo Dâmaso



      
     Carta respondendo a pergunta da dona Francisca Peixoto das Neves Bueno, a irmã Chiquita.

(Este nome é fictício, porém, o fato descrito na pergunta é bem real e comum no meio evangélico)

     Presbítero Leonardo, Você poderia me explicar que tipo de batismo é o batismo de fogo mencionado em Mateus 3.11? Este batismo com fogo é um revestimento de poder para fazer a obra de Deus conforme o meu pastor diz nas suas pregações?

(Mt 3.11) "Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo". NVI

   Irmã Chiquita, é muito comum vermos no meio evangélico, especialmente no meio pentecostal e neopentecostal, não somente pregações, mas também as famosas campanhas e vigílias baseadas nessa passagem de Mateus 3.11. Geralmente, tais pregações, campanhas e vigílias têm como base ou tema frases do tipo: “a necessidade do batismo com fogo”, “a campanha dos 7 elos do fogo purificador de pecado” ou “a vigília do fogo que batiza com poder”.

     O evento desta passagem de Mateus 3.11, também descrito nos evangelhos de Marcus 1.8 e Lucas 3.18, na maioria dos casos, é entendido como se o BATISMO DE FOGO, no qual João diz que Jesus batizaria juntamente com o BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO é um batismo de “purificação e revestimento de poder do Espírito Santo”. Não obstante, este batismo com fogo capacita o crente com “unção e poder” para pregar o evangelho, orar fervorosamente, expulsar demônios, curar os enfermos entre outras coisas.   

      No entanto, se fizermos uma exegese cuidadosa e detalhada de toda a passagem em pauta, analisando meticulosamente o seu contexto anterior e posterior, as palavras chave e o grego, veremos que esta interpretação popular acerca do BATISMO COM FOGO como uma espécie de “poder e unção especial” é completamente pífia e incoerente! Vejamos então a análise da passagem: 

(Mt 3.11) "Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo". NVI

     Para que possamos interpretar corretamente o texto bíblico e chegarmos ao seu real e único significado, isto é, entender o que de fato ele diz, é necessário examinarmos o contexto anterior de (Mt 3.11) que começa a partir do (vs.1). Observe (Mt 3.1-10):

1- Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia.

2- Ele dizia: "Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo".


3- Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: "Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’”.


4- As roupas de João eram feitas de pêlos de camelo, e ele usava um cinto de couro na cintura. O seu alimento era gafanhotos e mel silvestre.


5- A ele vinha gente de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a região ao redor do Jordão.


6- Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.


7- Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: "Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da
ira que se aproxima?

8- Dêem fruto que mostre o arrependimento!


9- Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.


10- O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e
lançada ao fogo
 
12- Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga. NVI

      O contexto da passagem de Mateus 3.11 ressalta a dura pregação de João Batista chamando o povo ao arrependimento pois o reino de Deus estava próximo (vs.2), e, em contraste, ele mostra o resultado daqueles que não se arrependerem sofrerão, ou seja, a ira futura (vs.7). Portanto, o tema vigente que predomina essa passagem é o chamado ao arrependimento! A ênfase de João na sua premissa recaí inteiramente sobre o destino daqueles que não se arrependerem dos seus pecados (vs.10-12).

       Podemos ver três tipos de batismo em destaque aqui:

     A palavra chave aqui nessa passagem de Mateus batizo βαπτίζω no grego denota mergulho; 1 significa o sepultamento da velha vida em contraste com o nascimento de uma nova vida.2

1- Com água, que demonstrava uma atitude de arrependimento dos pecados. Este batismo de João simbolizava uma espécie de limpeza espiritual e tinha suas raízes no nos rituais de purificação do AT (veja Lv 15.13). 

2- Como Espírito Santo, isto é, todos os crentes verdadeiros são batizados com o Espírito Santo. Este batismo é o mesmo que NOVO NASCIMENTO (veja 1 Cor 12.13).

3- Com fogo, que, mediante a todo o contexto analisado, significa fogo como um meio de punição ou condenação eterna para os não arrependidos de seus pecados (vs.10-12). 

    Noutras palavras, podemos concluir que o BATISMO COM FOGO, diferente do batismo com o ESPÍRITO SANTO, que é O NASCER DE NOVO, significa O BATISMO PARA A CONDENAÇÃO. No dia final, no julgamento dos homens, a justiça de Deus se manifestará em ira e sobrevirá sobre os ímpios obstinados onde eles serão batizados e castigados pela morte e pelo tormento eterno no lago de fogo e enxofre. Espero que através desta carta, irmã Chiquita, a Senhora seja esclarecida. Um abraço. Salom!      


NOTAS:

1- Dicionário do Novo Testamento grego James Strong, pág 2108.
2- Fritz Rienecker e Cleon Rogers. Chave Lingüística do Novo Testamento Grego, pág 5

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA

Soli Deo Gloria