CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

FUNDO

CARTA AO IRMÃO JOCENAN BARBOSA VIEIRA DA SILVA - Por Leonardo Dâmaso


Carta respondendo a pergunta do irmão seminarista Jocenan Barbosa Vieira da Silva.

(Este nome é fictício, porém, o fato é real e comum até demais no meio evangélico!)

Um breve resumo!

Presbítero Leonardo, a maioria das pessoas não crentes e também crentes, afirmam que o homem tem o livre arbítrio para escolher ou não por Cristo. Me responda: De acordo com as Escrituras, o homem tem mesmo livre arbítrio?

Irmão Jocenan, dizer que o homem possui o livre arbítrio é uma completa TOLICE! Grande parte dos defensores do livre arbítrio não sabem nem sequer o significado deste conceito. Eles afirmam com toda veemência um assunto que não dominam e que nem estudaram a fundo. Geralmente, eles tem esta opinião porque o MUNDO INTEIRO E OS CRENTE NA SUA MAIORIA PRATICAMENTE A TEM, e muitos até dizem: A VOZ DO MUNDO É A VOZ DE DEUS! SE O MUNDO CONCORDA E DIZ A PLENOS PULMÕES QUE O HOMEM TEM LIVRE ARBÍTRIO É PORQUE ENTÃO TEM MESMO!

A expressão livre arbítrio, em termos simples, significa a capacidade que o homem tem de escolher o BEM e o MAL. Em escolher ou não por Deus. Em OBEDECER ou DESOBEDECER a Deus.

Entretanto, a verdade é bem diferente a respeito do que muitos pensam. O homem possui sim, uma CAPACIDADE DE ESCOLHA, o que é bem diferente do conceito de livre arbítrio. O homem NÃO CRENTE, isto é, sem Deus (irregenerado), mesmo sendo LIVRE ou CAPAZ para fazer suas escolhas de acordo com a sua VONTADE, até mesmo esta CAPACIDADE DE ESCOLHA é ESCRAVA. Ou seja, O HOMEM É LIVRE PARA ESCOLHER no sentido de usar sua LIBERDADE SOMENTE PARA O MAL.

Depois da queda de Adão, a humanidade perdeu a VERDADEIRA LIBERDADE PARA FAZER O BEM, ou o que é bom; agora, depois da queda, o homem continua “livre”, porém, LIVRE SOMENTE PARA FAZER O MAL, PORQUE ELE DESEJA SOMENTE O MAL POR CAUSA DA SUA NATUREZA AGORA CORROMPIDA PELO PECADO. Noutras palavras, o homem pós queda é livre para pecar ou está LIVREMENTE EM ESCRAVIDÃO! Observe as palavras de Paulo:

(Rm 8. 5-8) Quem vive segundo a carne (o não crente) tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito (o crente), tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus PORQUE NÃO SE SUBMETE À LEI DE DEUS, NEM PODE FAZÊ-LO. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. NVI

O pecado é o Senhor do homem! O homem que é escravo do seu senhor (o pecado) o obedece e o serve de boa vontade, isto é, ele faz a vontade do seu senhor, que é somente pecar. Pelo fato do homem pecador ser livre para fazer o que bem entender, todavia, ele nunca vai DESEJAR ou QUERER FAZER O BEM. Por quê? Porque o homem não crente (irregenerado) está morto espiritualmente! Note as palavras de Deus a Adão no Éden:

(Gn 2.16-17) E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, CERTAMENTE VOCÊ MORRERÁ". NVI

Deus disse para Adão que se ele o desobedecesse e comesse do fruto da árvore que não era para ele comer, Adão morreria tanto FISCAMENTE como ESPIRUTALMENTE. E foi o que aconteceu. Se Adão perseverasse em obediência a Deus, ele seria conservado no seu estado de SANTIDADE e viveria para sempre. Após a queda, a humanidade HERDOU no seu DNA não a semente divina, mas a semente do pecado. Portanto, o pecado de Adão foi IMPUTADO a humanidade que agora é MORTA ESPIRITUALMENTE! Perceba o que Paulo diz:

(Ef 2.1-7) E vos vivificou (vos deu vida espiritual), ESTANDO VÓS MORTOS (espiritualmente) em ofensas e pecados; Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós AINDA MORTOS em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos); E NOS RESSSUSCITOU juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. ACF

Para que o homem seja LIBERTO DESTA ESCRAVIDÃO no pecado, Deus precisa intervir com sua GRAÇA BENDITA E SOBERANA. O pecador precisa ser REDIMIDO DESSA ESCRAVIDÃO e ser transformado em um novo homem, e só Deus pode fazer isto. O homem não tem poder para se LIBERTAR DO PECADO, só Deus pode torná-lo VERDADEIRAMENTE LIVRE ATRAVÉS DA REGENARAÇÃO OU NOVO NASCIMENTO. Note a incapacidade do homem de se voltar para Deus:

(1 Cor 2.14) Quem não tem o Espírito (o não crente) NÃO ACEITA as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.

Paulo aqui mostra que o não crente NÃO ACEITA as coisas do Espírito, a palavra de Deus porque ele não é NASCIDO DE NOVO. Ele não tem o Espírito de Deus habitando nele. Portanto, o não crente nunca vai entender a palavra de Deus sendo pregada no sentido de produzir o arrependimento e a fé nele, a não ser que Deus o CAPACITE REGENERANDO-O primeiro para que ele entenda, possa discernir e ESCOLHER POR CRISTO! Contudo, eu lhe pergunto: Como um homem MORTO ESPIRITUALMENTE vai ter CAPACIDADE para usar o seu "livre arbítrio para escolher ou não por Cristo? Um morto não tem essa capacidade! Deus precisa RESSUSCITAR o homem morto primeiro para que ele possa ESCOLHER POR CRISTO!

Agostinho de Hipona corrobora que "a graça de Deus opera no coração de modo que faz a relutância anterior do pecador se transforme em BOA VONTADE. A pessoa redimida escolhe a Cristo porque quer escolher a Cristo. A pessoa agora passa a desejar Cristo porque Deus CRIOU UM NOVO ESPÍRITO dentro dela. Deus faz com que a vontade seja justa removendo a dureza do coração e convertendo a vontade oposta"1 (inclinada para o mal). Enfase acrescentada por mim

(Obs: Quando digo aqui que o homem é mal, não estou descartando atitudes boas que o homem pode vir a praticar, o que de fato ele faz, como amar o próximo, a mãe, o pai, amigos etc... Conquanto, o homem é mal aqui no sentido de que ele não tem a capacidade de buscar a Deus por si só, pois está morto espiritualmente, e a menos que Deus intervenha no processo e vivifique o espírito morto, de forma alguma o homem vai até Deus para a salvação).

Por fim, concluímos então que o homem não tem LIVRE ARBÍTRIO! Ele não tem a capacidade de DECIDIR como será a sua vida e o seu FIM, isto é, se ele será salvo ou condenado!

(Ef 2.8-9) Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; NÃO POR OBRAS, para que ninguém se glorie. NVI


Leonardo Dâmaso

Nota:

1- Agostinho, On de Grace and Free Will, in Agostinho, Basic Writings, 1:756 (cap.29).

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA

Soli Deo Gloria