CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

FUNDO

QUEM É JESUS PARA A IGREJA EVANGÉLICA? - Por Leonardo Dâmaso


Texto base: (Mc 5:1-9) 

Eles atravessaram o mar e foram para a região dos gerasenos. Quando Jesus desembarcou, um homem com um espírito imundo veio dos sepulcros ao seu encontro. Esse homem vivia nos sepulcros, e ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo com correntes; pois muitas vezes lhe haviam sido acorrentados pés e mãos, mas ele arrebentara as correntes e quebrara os os ferros de seus pés.
Ninguém era suficientemente forte para dominá-lo. Noite e dia ele andava gritando e cortando-se com pedras entre os sepulcros e nas colinas. Quando ele viu Jesus de longe, correu e PROSTOU-SE diante dele, e gritou em alta voz: "Que queres comigo, JESUS, FILHO DO DEUS ALTÍSSIMO? Rogo-te por Deus que não me atormentes! "Pois Jesus lhe tinha dito: "Saia deste homem, espírito imundo! "Então Jesus lhe perguntou: "Qual é o seu nome? " "Meu nome é Legião", respondeu ele, "porque somos muitos". NVI
 No texto em pauta, é mencionado o episódio no qual Jesus exorcisa um homem possuído por uma legião de demônios. Uma legião de soldados do exército romano era composta por cerca de 6.000 homens. Todavia, há um ponto interessante no texto que é destaque e que, na maioria das vezes, não é PERCEBIDO pelo leitor DESATENTO. Note o que diz o (vs.6-7a): Quando ele viu Jesus de longe, correu e PROSTOU-SE diante dele, e gritou em alta voz: Que queres comigo, JESUS, FILHO DO DEUS ALTÍSSIMO? O que significa esta expressão?

Indubitavelmente, podemos perceber nesta passagem que não foi o gadareno que se prostou perante Jesus. O gadareno não estava agindo em sã consciência, pois todas as suas faculdades estavam completamente dominadas pelos demônios. Ele havia sido sucumbido pelo poder dos demônios! Portanto, foram os DEMÔNIOS QUE ADORARAM A JESUS. Eles sabiam quem Jesus era. Eles reconheceram a divindade de Cristo e se prostaram num ato de ADORAÇÃO ao Deus filho. Qual a lição que podemos extrair para o nosso aprendizado deste evento?

Mesmo contra a vontade, os demônios são obrigados a se sujeitarem e reconhecerem a sua mediocridade diante de Deus e do seu poder! Contudo, podemos notar nesta passagem que os demônios posssuem mais conhecimento sobre QUEM É JESUS reconhecendo a sua DIVINDADE do que muitos CRENTES! Conforme pensam, Jesus não é o MAIOR PSICOLÓGO QUE JÁ EXISTIU! ELE NÃO É O MAIOR FILÓSOFO QUE JÁ EXISTIU! ELE NÃO É O MAIOR EMPRESÁRIO QUE JÁ EXISTIU! Jesus é Deus! Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores! Portanto, os demônios tem mais DISCERNIMENTO, CONHECIMENTO e TREMEM por isto sobre quem é Jesus do que esta igreja que se chama evangélica pensa que tem! Isto é lamentável! Muitos crentes hoje são piores que os demônios neste aspecto por não reconhecerem a pessoa de Jesus como Deus do que como um mero abençoador!

C.S Lewis escreve no seu livro Cristianismo puro e simples o seguinte: “Um homem que foi simplesmente um homem e disse as coisas que Jesus disse não poderia ser considerado um grande mestre da moral. Ou Ele foi lunático do mesmo nível do homem que disse ser um ovo poché, ou foi o Diabo do Inferno. Você pode considerá-lo tolo, pode cuspir nEle e matá-lo como se fosse um demônio; ou prostrar-se a seus pés e chamá-lo Senhor e Deus. Mas não podemos vir com essas idéias tolas e complacentes de que Ele foi um eminente mestre humano. Ele não deixou brecha para isso. Ele não teve essa intenção”.

Observe atentamente (Mt 16.13-17): Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os homens dizem que o Filho do homem é? "Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas"."E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? "Simão Pedro respondeu: "TU ÉS O CRISTO, O FILHO DE DEUS VIVO". Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. NVI

Assim como Deus revelou Jesus como o Cristo filho do Deus vivo a Pedro, assim Deus também precisa REVELAR a igreja evangélica QUE JESUS É O CRISTO FILHO DO DEUS VIVO! E ele tem feito isto revelando o CRISTO aos seus escolhidos que ainda fazem parte desta igreja que se diz evangélica hoje! Por fim, a maioria dos crentes hoje amam mais as bençãos de Deus do que o próprio Deus das bençãos. Em suma, não amam a Deus!

(1 Cor 16.22) Se alguém não ama o Senhor, seja amaldiçoado. NVI

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA

Soli Deo Gloria