CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

FUNDO

NÃO SEREMOS HABITADOS PELO ESPÍRITO SANTO PARA SEMPRE - Por Leonardo Dâmaso



Diferentemente do perído no Antigo Testamento, onde apesar dos crentes verdadeiros já serem HABITADOS pelo Espírito Santo, pois só há a REGENERAÇÃO ou o NOVO NASCIMENTO se o Espírito Santo habitar numa pessoa; todavia, vai chegar um dia em que não seremos mais HABITADOS pelo ESPÍRITO SANTO. Embora sabemos que o Espírito Santo já habitava nos crentes do Antigo testamento, porém, seu ministério (o ministério do Espírito Santo) ainda era restrito e, somente após a glorificação de Cristo e sua assenção aos céus, é que o ministério do Espírito Santo começou a operar em sua plenitude a partir do evento do pentecostes em Atos.





Não obstante, os crentes do Antigo testamento adoravam a Deus no templo, onde ali Deus escolhera manifestar a sua presença ao povo. Esta é uma verdade inequívoca na qual está descrita no Livro das Crônicas e em várias outras passagens. Entretanto, agora, no período da Nova Aliança da Graça, isto é, após o Novo Testamento, Deus não habita mais em templos ou locais como era no Antigo testamento. Todavia, Deus habita agora no coração de cada crente; ou seja, o crente agora é templo, santuário do Espírito Santo, a igreja; conforme várias passagens no Novo Testamento, especialmente nas cartas de Paulo sintetizam esta verdade insofismável.


Obs. O templo no AT é o TIPO do templo no NT que são os crentes. O templo do Espírito que são os crentes é o ANTITIPO do templo no AT que era o OBJETO LOCAL onde se cultuava a Deus".

Via de regra, em (Ef 1.13-14) é dito que o Espírito Santo é o PENHOR ou GARANTIA da herança do crente. Conforme sabemos, penhor ou penhorar é a pessoa dar algo de valor para a segurança de alguma dívida ou contrato. Noutras palavras, é uma pessoa que está precisando de dinheiro e se dispõe de algo de valor que possuí e dá a alguém como garantia em troca do dinheiro até que, depois de conseguir o dinheiro que lhe foi emprestado, ela paga a sua divída e retoma novamente aquilo que havia penhorado. O que está passagem diz é que o Espírito santo é o nosso penhor, isto é, a garantia de que nada e ninguém nos violará, tirará ou roubará de Deus. E o Espírito Santo será este penhor até que aconteça o RESGATE DA PROPRIEDADE, ou seja, até que Deus leve embora os CRENTES que são a sua PROPRIEDADE exclusiva para estar com Ele na glória eterna.

Depois que estivermos com Deus no novo céu e na nova terra no futuro (Ap 21), este SELO do Espírito Santo que outrora estava nos crentes na terra é RETIRADO (Ef 1.13). O Espírito santo é RETIRADO DO CRENTE, pois Ele não vai mais HABITAR NO CRENTE, mas O CRENTE VAI HABITAR EM DEUS, DENTRO DE DEUS. Observe atentamente o que diz

(Ap 21.22) Nela, (na cidade) não vi SANTUÁRIO, (os crentes como templo ou morada do Espírito Santo) porque o seu SANTUÁRIO (o templo ou a morada dos crentes agora) é o SENHOR, O Deus todo poderoso, e o cordeiro.

O que o texto sintetiza é que na glória não seremos mais HABITADOS pelo Espírito Santo como sua MORADA ou TEMPLO, mas que nós HABITAREMOS EM DEUS, DENTRO DE DEUS que será o nosso SANTUÁRIO ou CASA ETERNA. Aleluia! Soli Deo Glória!!!

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA

Soli Deo Gloria