CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

FUNDO

A FÉ DE LEONARDO - HELBERT SOUZA


Muito se falou e se tem falado sobre a situação de Pedro Leonardo, filho do cantor secular Leonardo, o qual sofreu um acidente de carro no dia 20 de Abril quando voltava de um show. Hoje (6 de Maio), segundo o site Yahoo OMG, Pedro Leonardo foi submetido a traqueostomia _ procedimento cirúrgico em que é aberto um orifício no pescoço para auxiliar a respiração_ com sucesso. Seu quadro é estável.

Uma parte considerável de sites e blogs evangélicos têm expressados pensamentos como o seguinte:


" não sei qual é a religião de Leonardo, se é espírita, católico ou evangélico, mas a fé dele me impressiona. Todas as vezes em que ele é entrevistado, faz questão de falar da fé. A fé não tem religião, quando colocada em prática, ela é funcional e é por isto que Pedro tem apresentado melhoras a cada dia."

Mas a realidade é que a fé que é válida para Deus é a fé em Cristo. A fé do ímpio está condicionada ao amor próprio, ele crê que coisas boas irão lhe acontecer, aliás lhe é muito conveniente; o problema é querer comparar isto (que chamam de fé) com a definição bíblica de fé, baseada no contexto geral e não em versículos isolados como: *Hb 11:1 "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem..."
Como se este versículo fosse aplicado universalmente e fosse um versículo mágico para solução de todos os problemas de cada indivíduo na humanidade.

Li uma postagem de um blog evangélico onde um leitor comenta:

"tudo dele [do Leonardo] é fé… ele falou que as cantoras Ivete, Claudia Leite,e outras da mídia ligaram pra ele levando luz pra pra ele, falou que todas são luzes do céu[...] 
[...]Hebe Camargo mandou uma imagem pra ficar do lado de Pedro,como se a imagem resolvesse alguma coisa. Outras pessoas levaram água benta, pra abençoar Pedro, outras levam o terço na mão. Só coisas que não tem fundamento nenhum na recuperação de Pedro[...]"

O blogueiro responde seu leitor de forma borrascosa, dizendo que este é o problema do religioso, a crítica. Porque nenhum cristão foi lá orar.

O cerne da questão pode ser  resumido com duas perguntas:

1ª PERGUNTA: A "fé" de Leonardo tem sido o motivo da melhora de seu filho?

2ª PERGUNTA: Se não é a sua fé, o que seria?


1ª RESPOSTA: NÃO! 
Aqui o amigo blogueiro mencionado critica os crentes que não foram no hospital orar, comparando a obra destes com a dos ímpios. É verdade que as obras evidenciam a fé e que muitos cristãos são negligentes, mas a "fé" que o ímpio expõe pela sua obra não é capaz de salvá-lo; o autor da postagem enaltece tanto a "fé do Leonardo" que faltou pouco dizer que ela poderia salvá-lo. Mas somos salvos pela graça mediante a fé (Ef.2:8), ninguém é salvo pelas obras, principalmente quando a "fé" se torna uma obra. Existem pessoas que tem fé na fé.

Este ensinamento bíblico mostra que Deus providencia tudo que é necessário para manter a existência de todas as coisas, todos os homens (crentes e descrentes).
Inclusive os que permanecem vivos, é por determinação divina. Isto não nos impede de orar, pois a oração, assim como a fé, é o meio que Deus utiliza muitas vezes para fazer cumprir a sua vontade. Aliás não oramos para mudar Deus, mas para entendermos e submetermo-nos à sua vontade.

Então oremos pela melhora de Pedro Leonardo, pois ao orarmos por ele estamos cumprindo a vontade Deus, pois o Senhor não tem prazer na morte do ímpio (Ez 18:23).

Se este jovem melhorar e sobreviver, como é o mais provável, não será por causa da "fé de Leonardo", frase que já está quase se comparando com a famigerada "paciência de Jó". 
Não será por causa da "fé de Leonardo" que esta tendo "a paciência de Jó", mas terá sido pela "providência e graça de Deus". Caso contrário, a fé teria um valor em si mesma ou até mesmo nossas orações e isto traria alguma glória ao cantor que teve fé ou a nós que oramos, mas como tudo é pela graça (favor imerecido), a Deus e Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o qual nos deu a fé Nele (no Seu Cristo) seja a glória!

Soli Deo Gloria!


Para que deseja saber mais sobre a Doutrina da Providência Divina e Graça Comum, postei este excelente estudo de Ronald Hanko:



Um comentário :

  1. Realmente o autor e criador de nossa existência está no controle de tudo. Acredito que o cantor Leonardo tenha a fé natural, comum a todos que não conhecem a Cristo.
    Mas, oremos pelo Pedro, pois, como o amado irmão mesmo relatou: "O Senhor não tem prazer na morte do ímpio".

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA

Soli Deo Gloria