NÃO ÉS FRIO NEM QUENTE - Por Helbert Souza


Dante, em sua viagem imaginária pelo inferno, aproximou-se de um grupo de almas perdidas que suspiravam e gemiam constantemente, girando sem objetivo no ar sombrio.


Dante era guiado por Virgílio, o qual lhe disse que aqueles eram os "indivíduos desprezíveis", os "quase sem alma", que, quando viviam na terra, não tinham energia moral suficiente para serem bons ou maus.
Não tinham recebido nenhum louvor, mas também nenhuma acusação.

Junto com estese estavam também os anjos que não tomaram partido, nem ao lado de Deus, nem ao lado de Satanás, quando Lúcifer se rebelou contra Deus.

O destino de todo o grupo de fracos e irresolutos era o de ficarem ali suspensos para sempre entre um inferno que os desprezava e um céu que não os queria receber, pois sua presença maculada
.
Nem ao menos os seus nomes deviam ser mencionados de novo no céu, na terra, ou no inferno. "Olha", disse Vírgílio, "e passa adiante".

Parece que o autor acima compreendeu o que a Bíblia diz em Apocalipse 3:15-16:
 
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

A pior coisa é a tibieza, a mornidão espiritual.
O evangelho não é uma verdade em nossa mente, é uma pessoa se movendo dentro de nós, Deus é o Evangelho!

Se algum homem que se considere cristão não for tomado, ao menos, pelo desejo de ser fervoroso, deve questionar sua salvação.

Paulo não considerava o Evangelho uma verdade que podia pregar ou podia não pregar, ao contrário, ele diz: e ai de mim, se não anunciar o evangelho! Veja:

"Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!" (1 Coríntios 9:16-17)

e prossegue:

vv17.E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada.


Talvez seja melhor alguém que frequenta a igreja, mas é morno, desviar-se de vez, e "aproveitar" tudo que o mundo lhe oferece, do que continuar indo aos cultos, com sua bíblia embaixo do braço, até a sua morte, esperando ir para o céu e, de repente, acordar no inferno.


Existem pessoas que estão afastadas da igreja, mas continuam cantando os louvores que aprendeu, pensando às vezes em Deus, praticando alguns princípios morais que ouviu ou leu na Bíblia e nutrem, assim, a esperança de salvação.

Esta pessoa deve examinar seu coração, se ama a Deus deverá voltar-se para ele e buscá-lo fervorosamente, se ama mais o mundo, nunca foram nascidas de Deus e é preferível esfriar-se de vez, pois assim não se iludirá e causará menos asco em Deus.




0 comentários :