CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

FUNDO

O CRISTÃO ACREDITA EM DESTINO? - Por SANDRO TEIXEIRA

A palavra "DESTINO", adquiririu, ao longo dos séculos, conotações e sentidos religiosos e supersticiosos, tantos quantos são as crenças entre os homens. Destino, porém, nada mais é do que o lugar previamente definido para onde se pretende ir ou levar alguém. Se tomo um trem com DESTINO a São Paulo, por exemplo, acredito que lá chegarei, dentro de DETERMINADO tempo, sob certas CONDIÇÕES, e dentro de certas POSSIBILIDADES, devido à LIMITAÇÃO das condições a que me submeto:

O trem pode parar diversas vezes e por motivos diversos durante a viagem; podem acontecer imprevistos, como assaltos, pontes caídas, atropelamentos e inúmeros outros incidentes, mas isto não altera o meu DESTINO.
Levando-se em conta que eu tenha comprado a passagem uns dias antes, fica ainda mais evidente o meu propósito de ir a São Paulo. Houve então uma pré-determinação de ir a São Paulo.
Agora, imagine se o Presidente da República, enviasse uma limosina até minha casa, ordenando que seus oficiais me levassem a São Paulo, por motivos além de minha vontade. Ousaria eu desobedecer?
Ainda mais se soubesse que receberia uma função importante, um alto salário e diversos outros deveres e privilégios, dignos de um cidadão honrado pela sua pátria!
Isto seria mais do que um simples DESTINO, pois quando
se fala em DESTINO, a palavra, em si, carrega a ideia de PASSIVIDADE, como assim o expressa o Zeca Pagodinho:
"Deixa a vida me levar, vida leva eu... ". 
Esta simples frase, resume o consenso geral sobre destino.
Mas, na última hipótese acima, a de ser convocado pela pátria, temos algo muito maior envolvido:
É o que a Bíblia chama de PREDESTINAÇÃO.
# A PREDESTINAÇÃO envolve uma ELEIÇÃO ou ESCOLHA: No caso, NEM TODOS foram ESCOLHIDOS ou ELEITOS para a função. ALGUÉM foi ESCOLHIDO ou ELEITO para a função e os outros foram, automaticamente, rejeitados.
# A PREDESTINAÇÃO envolve um DESTINO. A pessoa está destinada à função, posição e/ou lugar a ser ocupado.
# A PREDESTINAÇÃO envolve um PREÇO. A pessoa é custeada por quem a elegeu. Todas os encargos ou despesas para que se efetive a convocação estão envolvidos e serão resolvidos por quem chama, convoca. (O mesmo acontece com o soldado quando vai servir à pátria. Ele é ESCOLHIDO, SUSTENTADO, PREPARADO pelo exército PARA AQUELE SERVIÇO PREVIAMENTE DEFINIDO.)
# A PREDESTINAÇÃO envolve um CHAMADO ou CONVOCAÇÃO: Dependendo da AUTORIDADE QUE CHAMA, este CHAMADO é IRRESISTÍVEL, ou seja, a pessoa não tem como dizer "NÃO". Assim, meus caros, é a PREDESTINAÇÃO BÍBLICA: Não há apenas um DESTINO, como também um CHAMADO, uma ESCOLHA e uma FUNÇÃO E/OU POSIÇÃO, determinados e executados por Deus, ainda antes da fundação do mundo:
“Ouvi-me, ó casa de Jacó, e todo o restante da casa de Israel; vós a quem TROUXE nos braços desde o ventre, e SOIS LEVADOS desde a madre. E até à velhice EU SEREI O MESMO, e ainda até às cãs EU VOS CARREGAREI; EU VOS FIZ, e EU VOS LEVAREI, e EU VOS TRAREI, e EU VOS LIVRAREI. A quem me assemelhareis, e com quem me igualareis, e me comparareis, para que sejamos semelhantes? ... Lembrai-vos disto, e considerai; trazei-o à memória, ó prevaricadores. Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que EU SOU DEUS, E NÃO HÁ OUTRO DEUS, não há outro semelhante a mim. Que ANUNCIO O FIM DESDE O PRINCÍPIO, e desde a antiguidade as COISAS QUE AINDA NÃO SUCEDERAM; que digo: O MEU CONSELHO SERÁ FIRME, E FAREI TODA A MINHA VONTADE. Que CHAMO a ave de rapina desde o oriente, e de uma terra remota o homem do meu conselho; porque ASSIM O DISSE, E ASSIM O FAREI VIR; EU O FORMEI, e também O FAREI. Ouvi-me, ó duros de coração, os que estais longe da justiça. FAÇO CHEGAR A MINHA JUSTIÇA, e não estará ao longe, e a minha salvação não tardará; mas ESTABELECEREI em Sião a salvação, e em Israel a minha glória” (Is.46:3-5, 8-13).
 ““E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são CHAMADOS SEGUNDO O SEU PROPÓSITO. Porque os que dantes CONHECEU também os PREDESTINOU para serem CONFORMES à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que PREDESTINOU a estes também CHAMOU; e aos que CHAMOU a estes também JUSTIFICOU; e aos que JUSTIFICOU a estes também GLORIFICOU” (Rm.8:28-30).
"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará" (1 Tess.5:23-24).
““Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias oncupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Mas quando APARECEU a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas SEGUNDO A SUA MISERICÓRDIA, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ELE DERRAMOU sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; para que, SENDO JUSTIFICADOS PELA SUA GRAÇA, SEJAMOS FEITOS HERDEIROS segundo a esperança da vida eterna” (Tt 3:3-7)
“E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor. E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; E NUMA VISÃO ELE VIU QUE ENTRAVA UM HOMEM CHAMADO ANANIAS, E PUNHA SOBRE ELE A MÃO, PARA QUE TORNASSE A VER” (At.9:10-12).
chama, o qual também o fará.
1 Tessalonicenses 5:23-24
        Deus nos mostrou a Sua Compaixão. Um abraço a todos.

0 comentários :

Postar um comentário

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA

Soli Deo Gloria