CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

FUNDO

A LETRA MATA???

Porventura começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de recomendação de vós? Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. 
2 Coríntios 3:1-6 

A LETRA MATA!

Esta frase isolada é uma das preferidas dos cristãos que nao gostam de pensar, estudar e crescer em conhecimento. Querem crescer só na graça, como se isto fosse possível em detrimento de um conhecimento profundo de Deus.



Paulo era um homem instruído. Compunha a elite intelectual de seu país. Teve a melhor educação disponível em seu tempo. Conhecia não somente a Torá e os livros dos profetas, mas era versado em outras culturas também. Paulo teve acesso aos autores gregos e romanos, falava línguas. Paulo era um dos doutores da igreja (At 13:1).
a letra a que Paulo se refere aqui não é a busca do conhecimento teológico, filosófico ou outros, mas o contraste entre o sistema da antiga aliança, do velho testamento e a nova aliança em Cristo. A inferioridade do sistema antigo e superioridade da nova aliança com a suficiência de Cristo para nos salvar do pecado.
A “letra”, neste texto, é a lei mosaica – “ministério da morte, gravado com letras na pedra”. 
O túmulo que nos condena. 
A lei (letra) que nos exige obediência total e irrestrita, mas não nos dá poder para isto. 
Diante da lei (a letra), somos sempre devedores. Já “Espirito” representa a nova aliança, em Jesus Cristo. Não mais tábuas de pedra, mas de carne. 
O Espirito vivifica porque escreve a vontade do Senhor em nossos corações para que tenhamos vida em grande medida.



0 comentários :

Postar um comentário

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA

Soli Deo Gloria