CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

CTO - CURSO GRATUITO DE TEOLOGIA ONLINE

FUNDO

A IGREJA QUE AGRADA DEUS




                   TEXTO-ATOS 2:42-47

                   INTRODUÇÃO
                  
Quais são as característica de uma igreja que agrada Deus?
Pra responder esta pergunta, temos que voltar ao tempo, no relato de pentecostes.
A igreja primitiva em Jerusalém foi profundamente renovada pelo Espírito Santo.
Lucas descreve marcas de uma igreja cheia do Espírito Santo.
São traços que deveriam caracterizar toda igreja aberta para a presença e o poder do Espírito Santo.

Falaremos apenas  de algumas características de uma igreja que agrada Deus:

                   1-Ensino apostólico
Esta primeira característica é surpreendente, e poucas igrejas a levaria em conta hoje.
A igreja que agrada Deus, é uma igreja compromissada com a palavra, é uma igreja que está aprendendo, são crentes que se reúnem para estudar Bíblia.A primeira coisa que Lucas disse sobre esta igreja cheia do Espírito Santo, é que ela perseverava na doutrina dos apóstolos . Os novos convertidos perseveravam na doutrina dos apóstolos e queriam aprender tudo que fosse possível. Tinham fome da verdade e queriam sentar-se aos pés dos apóstolos e observar seus ensinamentos.
As igrejas contemporâneas , tem muito o que aprender com a igreja primitiva.Vivemos em tempo de analfabetismo bíblico. O apostolo Paulo, nos alertou em 2Tm 4;3-4 que haveria tempo, que a igreja não suportaria a sã doutrina, dando ouvidos a mestres, segundo suas próprias cobiças, não estariam nem aí para os ensinamentos bíblicos. E isto é, exatamente, o que estamos vendo hoje. São poucos os pastores  atuais , que , ainda se preocupam em ensinar a palavra de Deus. Mas, isso é a minuria .
Infelizmente meus amados, a maioria dos pastores , estão preocupados é com o crescimento e o movimento em suas igrejas. Quanto mais gente, mais rendimentos.
A famosa teologia da prosperidade , tem levado muitos que se dizem cristãos a essas igrejas numerosas, apenas por interesse, ou seja , pelo que Deus faz e não pelo que Ele é. Estes pregadores falam sobre: riquezas materiais, prosperidades em abundancia, saúde, etc. Eles sabem, que  é isto, que o povo gosta e quer ouvir. Não se importando se isso desagrada ou não ao Senhor Deus. Falam de tudo, menos do ensino dos apóstolos, que é o verdadeiro evangelho do Nosso Senhor e salvados Jesus, que exige de nós, renuncia ao pecado e aos prazeres deste mundo. Precisamos estudar a palavra do Senhor , e termos conhecimento para não sermos enganados por falsos ensinamentos e perecermos.É isso que precisamos hoje.Nesta primeira característica, Deus nos ensina, que a igreja que o agrada,é: uma igreja que estuda e tem compromisso com a palavra.

2- Comunhão e ajuda mutua

   A segunda característica  de uma igreja que agrada Deus que descobrimos na leitura de Atos é o amor e o cuidado mutuo entre os crentes. A primeira característica é o estudo, a segunda é a comunhão.O apostolo João em sua primeira carta no capitulo 1.v 3 parte “b” diz o seguinte: Nossa comunhão e com o Pai e seu filho Jesus. Pulo fala da comunhão que temos com o Espírito Santo. A comunhão autêntica é uma com unhão trinaria. Nós ,crentes,participamos em comum no Pai, no Filho e no Espírito Santo. A Bíblia nos ensina que a igreja primitiva tinha comunhão e um só coração, não havia grupos divididos como em nosso dias, aliá,um dos grandes problemas da igreja atual chama-se “denominação”.ao invés de unir e pregar a palavra de Deus e trazer almas para o reino. Estão é brigando entre si, uma querendo ser melhor que outra  e etc. e com estas atitudes errôneas provocam divisões entre si e almas  preciosas vão se perecendo pelo mundo.
 Existem aqueles que tem seus próprios grupos dentro das igrejas. E outros são mais audaciosos, que chegam a abandonar suas congregações, e criam seus próprios  ministérios, e começam a ensinar por ai,coisas que nem mesmo eles aprenderam. Que nós os salvos em Cristo Jesus, possamos fazer a diferença. Uma igreja cheia do Espírito Santo, é uma igreja generosa.
A generosidade tem sido sempre uma característica do povo cristão, porque nosso Deus é generoso. Outra palavra que expressa atitude de generosidade é “graça”. Se Ele da tudo de graça se nosso pai é generoso, seus filhos também devem ser generosos. Esta é a segunda caracteristica de uma igreja que agrada a Deus.

3- oração

  Uma igreja para agradar a Deus, deve ser uma igreja de oração.
No capitulo 1; 14 deste mesmo livro. Lucas nos mostra que os apóstolos  perseveravam unânimes em oração, juntamente com Maria mãe de Jesus e os irmãos dele.esta igreja de cento e vinte membros, perseverou em oração, para receber o Espírito Santo. A adoração da igreja primitiva se caracterizava pela reverencia. Seus cultos não eram irreverentes. Se alguma reuniões hoje o ambiente é funerário, e em outros é demasiadamente levianos. Não refletem a presença soberana de Deus. Os primeiros cristãos  não conheciam este erro.quando o Espírito Santo renova a igreja enche-a de alegria e também de reverencia ante Deus. Nossas igrejas tem fracassado no ide da evangelização por falta de oração e do poder do Espírito Santo. Pois é ele quem nos direciona pra evangelização, é ele quem convence o homem de seus pecados , trazendo-os para o reino de Deus. Uma igreja que não ora, não tem o Espírito Santo. É uma igreja fria e morta espiritualmente, e quem esta neste púlpito e comanda esta igreja, é satanás o inimigo de Deus.o Senhor Jesus disse num de seus ensinamentos em João 15;5 sem mim nada podeis fazer.Amados de Deus, precisamos ter uma vida de oração, porque os dias são maus e Jesus esta voltando pra buscar os seus, e muitos de nós estamos desapercebidos sem vigiar e orar. O apostolo Paulo diz em 1 Ts 5;17 que devemos orar sem cessar.uma igreja que ora é uma igreja cheia do Espírito Santo, é uma igreja que ama. Um grande pregador disse: não podemos pensar em missões,sem antes ter nossos joelhos cravados no chão. Esta é a terceira característica de uma igreja que agrada a Deus. Uma igreja que ora.

4- evangelização

   Pra finalizar, uma igreja que agrada Deus, é uma igreja evangelizadora. Falaremos apenas dois tópicos sobre evangelização:
Primeiro: era o próprio Senhor que acrescentava os que haviam de ser salvos
O Senhor Jesus ainda hoje inclui diariamente novos crentes a igreja.
Jesus Cristo delega aos ministros e lideres de igreja a tarefa de admitir novos membros da igreja mediante o batismo. Somente Ele , o Senhor pode admiti-lo na igreja invisível, quando se arrependem e confiam em Jesus como salvador e Senhor.
Segundo:
O Senhor Jesus fazia crescer dia-a dia a comunidade. A evangelização não é um assunto ocasional, deve ser continuo. A igreja que evangeliza, ela se abre ao mundo necessitado de Deus, e então as pessoas podem ser acrescentadas diariamente a igreja.
Existem congregações hoje que não tiveram um único convertido nos últimos anos. E se chegar a ter um, não saberia o que fazer com ele. Igrejas de Deus. Nós somos apenas ferramentas, quem acrescenta é o Senhor. Vamos evangelizar, a conversão é com o Espírito Santo de Deus.

Conclusão:
  A igreja primitiva foi uma igreja que começou com cento e vinte crentes, e conquistou o mundo em cem anos. Foi uma igreja perseguida, nem por isso  desistiu dos ensinos de Jesus . continuou firme no amor do Senhor. Era uma igreja que influenciava o mundo. Infelizmente já nos anos mil, a igreja se corrompeu  e parou de influenciar o mundo. Não tinha mais o caráter de Cristo. Hoje se quisermos , ganhar o mundo para Cristo. Devemos nos humilhar perante Deus e buscar sua plenitude, sua direção e seu poder, assim como foi os nossos irmãos da igreja primitiva. O Espírito Santo veio em pentecostes e não deixou a igreja. Nossa responsabilidade não é esperar que o Espírito Santo volte, porem reconhecer Sua soberania na igreja. Quando isso ocorrer, nossa igreja se aproximara desse maravilhoso ideal que nos apresenta o livro de Atos: o ensinamento apostólico, a comunhão uns com os outros, a oração viva e a evangelização continua.


                                                         Bastos

0 comentários :

Postar um comentário

OBSERVAÇÃO:
NEM TODAS AS POSTAGENS TRADUZEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO SITE MATÉRIAS DE TEOLOGIA

Soli Deo Gloria